Capitania dos Portos orienta usuários de embarcações de transporte de passageiros

1As ações de Inspeção Naval da Capitania dos Portos do Paraná (CPPR), vão além das abordagens das embarcações no mar e se estendem aos pontos de embarque e desembarque de passageiros com destino às ilhas e demais cidades do Litoral do Paraná.

2As equipes atuam nos trapiches localizados na Rua da Praia e no bairro do Rocio (em Paranaguá) e nas cidades de Pontal do Sul, Antonina e Guaratuba. O propósito é, entre outros, orientar sobre a segurança das navegação, evitar o excesso de passageiros e verificar a documentação dos barcos e de seus pilotos.
As ações de fiscalização envolvem a verificação da habilitação dos condutores, documentação da embarcação, material de salvatagem (coletes e boias), extintores de incêndio, luzes de navegação, a lotação e o estado da embarcação. Além disso, serão utilizados etilômetros, tendo em vista que é proibido o consumo de bebidas alcoólicas pelos condutores.

Segundo levantamento da CPPR, desde 22 de dezembro, quando teve início a Operação Verão, até o dia 3 de janeiro, foram abordadas cerca de 400 embarcações, sendo 30 notificadas. Entre as principais ocorrências das notificações estão às ligadas à documentação vencida e extintor descarregado. Ao contrário dos veículos, as embarcações devem obrigatoriamente contar com extintores de incêndio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *