Drogas levam pai ao desespero de sequestrar seu próprio filho

Adobe SparkO delegado de Guaratuba, Renan Barbosa Lopes de Ferreira, prendeu um homem de 61 anos porque ele teria mandado sequestrar o filho de 31 anos que é usuário de drogas.
O objetivo era de levar o filho para uma clínica de reabilitação em São Paulo. Os homens que foram contratados receberam R$ 1,3 mil para levar o rapaz e a dupla também foi presa.
O rapaz de 31 anos foi encontrado amarrado dentro de um carro. Foi um bombeiro que viu o momento em que a vítima estava sendo colocada, involuntariamente, dentro do carro e chamou a Polícia. O caso foi encaminhado para o fórum da cidade.
Todos foram autuados por sequestro qualificado.

Situação delicada
A família é fundamental para o tratamento da dependência química, na medida em que é o elo que une os membros da mesma às diferentes esferas da sociedade e que está relacionada ao desenvolvimento saudável ou não seus membros. Entretanto, apesar da crescente preocupação da sociedade com o aumento de problemas relacionados ao uso e ao abuso de substâncias, há poucas pesquisas sobre qual a abordagem familiar de melhor eficácia para dependência química.

O tratamento para a dependência química depende de um conjunto de técnicas e ações desenvolvidas com o objetivo de buscar a redução ou a abstinência do consumo de drogas, tais como a melhora da qualidade de vida do usuário e de seus familiares e seu funcionamento social.

As consequências de viver esta experiência para os familiares mais próximos podem se manifestar por meio de sintomas físicos e psicológicos. Por esta razão, a família do usuário de drogas é uma população vulnerável que necessita de atenção e cuidados específicos. Entretanto, embora os familiares possam adoecer em função dos conflitos decorrentes de conviver com um usuário de substâncias, a abordagem da dependência química ainda tem como foco principal o tratamento específico do usuário de substância.

No Litoral
Por estas questões levantadas em estudos, o caso que aconteceu em Guaratuba quando o pai chegou ao ponto de contratar dois homens para levar o próprio filho, mesmo que à força, para uma clínica de reabilitação deveria ser vista com outros olhos.

Aos olhos da lei entende-se a atitude do delegado e dos agentes de policiais, porém o ato também pode ser visto como de desespero por esse pai que deve desejar um filho longe das drogas.

Liberação
O idoso que foi preso após mandar sequestrar o filho em Guaratuba, no litoral do Paraná, deixou a cadeia por volta das 18h desta terça (30). Os dois homens que capturaram o rapaz também foram liberados.

O delegado liberou os três por entender que eles não oferecem risco a ordem pública. O jovem mora com o pai em Ponta Grossa e passa o verão na casa de praia da família.

Em depoimento o pai afirmou que mandou levar o filho a força para a clínica para proteger o imóvel.

A dupla que sequestrou o jovem disse ao delegado que a ação deles era legal e que o pai do rapaz assinaria um termo de internação involuntária.

O pai e os dois homens irão responder, em liberdade, por sequestro qualificado. Se condenados podem pegar até quatro anos de prisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *