Criança com suspeita de meningite continua internada no Hospital Regional do Litoral

Uma pessoa com mais de 50 anos morreu com meningite na semana passada em Paranaguá

3.1-arq555335718e10dCriança passou pelo Hospital Regional do Litoral, que não tinha pediatra no momento, porque ainda não tinha chegado por conta do trânsito entre Curitiba e Paranaguá. Procedimento deve ser feito somente em ambiente hospitalar.

A Secretaria Municipal de Saúde e Prevenção (Semsap) vem a público prestar esclarecimentos sobre o atendimento de criança de dois meses com suspeita de doença infectocontagiosa que passou pela UPA na manhã de quinta-feira (15).

Familiares da menina passaram primeiro pelo Hospital Regional do Litoral, que não realizou o atendimento porque não tinha pediatra atendendo no momento, já que houve acidente na BR-277 entre Curitiba e Paranaguá impedindo a chegada do profissional.

Como a criança foi levada à UPA e estava de plantão o pediatra Marcelo Cassiano, que é renomado e atende inclusive no Hospital Pequeno Príncipe, providências começaram a ser tomadas para realizar o exame no próprio local.

 

Ambiente hospitalar

Vale lembrar que esse procedimento para detecção de doença infectocontagiosa deve ser sempre realizado exclusivamente em ambiente hospitalar e que, devido à dificuldade encontrada, o médico Marcelo Cassiano se propôs a realizar na UPA mesmo.

Foi feito contato com a diretoria do hospital para solicitar os equipamentos necessários para a punção. Houve a concordância para liberação do material necessário.

Neste intervalo chegou a informação de que o pediatra do Hospital Regional teria chegado. Sendo assim foram tomadas as providências junto ao Samu para que houvesse a regulação do paciente e seguinte transferência para o hospital, que ocorreu por volta de 10h30.

A Semsap esclarece ainda que todos os procedimentos realizados pelo médico foram corretos e de acordo com o que preconiza o Conselho Regional de Pediatria. Por se tratar de um imprevisto foram tomadas as providências e união de esforços entre a Semsap e o Hospital Regional para agilizar o atendimento para diagnóstico da paciente, que se deu de forma rápida. Agora, aguarda-se o resultado do exame realizado na criança, que está internada.

Vacinação

O Ministério da Saúde iniciou, nesta semana, campanha de vacinação contra HPV (Papiloma Vírus Humano) e meningite. Deverão ser vacinadas contra o HPV, meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos. Neste ano, o Ministério da Saúde está ampliando a faixa etária da vacina meningite C, que agora passa a ser 11 a 14 anos de idade.

Meningocócica C

Desde ano passado, já foram vacinados 32% do público-alvo da campanha. Para este ano, foram adquiridas 15 milhões de doses da vacina contra meninigite. O esquema vacinal para esse público será de um reforço ou uma dose única, conforme a situação vacinal.

Além de proporcionar proteção, a ampliação alcançará o efeito da imunidade de rebanho, ou seja, a proteção indireta das pessoas não vacinadas. Quanto à criança internada e à pessoa que faleceu, não foi confirmada que tipo de meningite foi diagnosticada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *