Nas duas últimas semanas foram aplicadas 107 doses e a concentração num local é por conta da redução feita pelo Ministério da Saúde
A medida foi tomada porque o Ministério da Saúde anunciou o desabastecimento no fornecimento de doses em todo o país. O órgão federal comprou mais doses de vacina por outro laboratório internacional, mas há que se aguardar os trâmites alfandegários e de controle de qualidade. Ainda não há previsão para a normalização do abastecimento, conforme informado pela 1.ª Regional de Saúde.
Como a procura nas unidades básicas de saúde pela BCG é considerada baixa, para que não houvesse desperdício de doses houve a resolução de concentrar a vacinação somente na sede da Secretaria. Cada frasco da vacina contém 10 doses. Se nem todas forem aplicadas ao final do dia o frasco terá que ser descartado, já que a duração do vírus “vivo atenuado” é de somente seis horas.
A dose da BCG é uma das primeiras a serem tomadas na vida, a partir dos 4 meses até um ano. Tem indicação para todas as crianças já nos primeiros dias, mas que pesem acima de dois quilos. É aquela que deixa marquinha no braço, após cicatrização do local onde houve a aplicação.
A BCG (Bacilo de Calmette-Guérin) é a vacina contra a tuberculose, doença infectocontagiosa causada pelo Bacilo de Koch. Ela ataca comumente os pulmões, mas pode também causar infecções nos rins, ossos e meninges (membranas que envolvem o cérebro).