Fotos e vídeos: Moradores exigem pavimentação da estrada de Guaraqueçaba

Falta de asfalto provoca morte de pessoas, além dos carros quebrados

3.3- fim do isolamentoO prefeito de Guaraqueçaba Ariad Junior, PMDB, usou a sua conta no Facebook para divulgar um vídeo em que desabafa sobre a situação da PR-405 que liga o município de Antonina a Guaraqueçaba e é de responsabilidade do governo estadual.

guaraqueçaba mpbilização“Desde que foi aberta a PR-405 que liga Antonina a Guaraqueçaba, pelo então governador Paulo Pimentel, nunca houve melhora significativa na nossa estrada”, diz ele em um trecho do vídeo, e adiciona: “a população não aguenta mais. São carros quebrados, pessoas morrendo durante o percurso, são 80 quilômetros de estrada de chão”.

estrada 3A PR-405 foi aberta em 1970 pelo governador da época Paulo Pimentel e desde então a prefeitura é o único órgão a realizar a sua manutenção por meio de patrola. Em 1988, Álvaro Dias, governador do estado, chegou a assinar um acordo para pavimentação, mas este não se concretizou. Dez anos depois foi a vez de Jaime Lerner, que apenas inaugurou a pedra fundamental, ou pedra da mentira para os locais. Beto Richa também prometeu em 2013 e não cumpriu.

3.3-estrada 2Defesa
Para o engenheiro ambiental, Maurício Oliveira, no estado atual, a estrada traz ainda mais prejuízos.


“Num trecho entre o Ipanema e o Rio Bananal, um trecho de Serra há um processo erosivo. O leito da estrada também é bastante prejudicado, causado pelo escoamento superficial da água e a inclinação da rodovia. Nas condições atuais da estrada, esses impactos acabam gerando, por exemplo, o assoreamento dos rios”, afirma. Maurício é guaraqueçabano, defende a pavimentação da estrada e divulgou um vídeo seu na página do Movimento pela Pavimentação da PR-405 no Facebook, em que explica alguns dos prejuízos socioambientais fruto das más condições da rodovia.


Aos gritos de “Vem pra Rua” e “o nosso movimento é pelo asfalto da estrada”, guaraqueçabanos e simpatizantes de diferentes municípios do Litoral se juntaram no dia do aniversário de Guaraqueçaba quando comemorou seus 473 anos, para expressar sua indignação quanto ao descaso do governo estadual e reivindicar uma atitude imediata em relação a pavimentação.

Serviço
Página do Movimento no Facebook: www.facebook.com/pavimentacaoPR405

Um comentário em “Fotos e vídeos: Moradores exigem pavimentação da estrada de Guaraqueçaba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *