Morretes inicia nova edição da Festa Feira

feira5Neste sábado (28), às 11h, será aberta oficialmente a Festa Feira Agrícola e Artesanal de Morretes. Há 35 anos produtores e comunidades do município se reúnem para a realização da festa que movimenta o litoral durante dez dias. O objetivo é atrair a atenção de turistas e do público local para a produção agropecuária de Morretes. Até dia 06 de maio, a praça do Centro Histórico da cidade será ocupada por barracas com a produção de trinta agricultores familiares da região, sempre funcionando das 10h às 22h.

De acordo com os organizadores, a festa tem o objetivo de mostrar que os produtores do litoral conseguem produzir e abastecer o mercado, sem prejudicar o meio ambiente, preservando a cultura e a beleza natural de Morretes. Uma das principais atrações da festa é a diversidade de produtos transformados artesanalmente, uma alternativa para aumentar a renda dos agricultores familiares.

O Instituto Emater que participa da organização da festa também está coordenando a realização do Encontro das Mulheres da Agricultura Familiar e da Agroindústria, no dia 02.05. Para esse encontro estão sendo esperadas cerca de cem mulheres, de sete municípios do litoral paranaense. É uma forma de valorizar a presença feminina, sobretudo de apoiar as produtoras que estão à frente de empreendimentos agroindustriais. Uma das ações durante o encontro será difusão de boas práticas na produção de alimentos.

Na sexta-feira (dia 04.05) técnicos e produtores vão participar do Encontro Regional de Palmáceas, atividade que vem se expandindo no litoral paranaense. Entre os temas discutidos estão: a produção de mudas de qualidade, produtos feitos a partir do palmito (lâmina para lasanha, “macarrão” de palmito) e a comercialização.

A Festa é promovida e realizada pela Prefeitura de Morretes, Governo do Estado do Paraná/Instituto Emater.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *