Maioria do eleitorado do Litoral do Paraná é formado por mulheres

Saiba como isso pode influenciar na eleição deste ano

O último dia para os partidos políticos e as coligações apresentarem junto à Justiça Eleitoral o requerimento de registro de candidatos é 15 de agosto. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) receberá o requerimento de candidatos a presidente e vice-presidente da República, e os tribunais regionais eleitorais (TREs) o requerimento de candidatos a governador e vice-governador, senador e respectivos suplentes, deputado federal e deputado estadual ou distrital.

Saiba como é formado o eleitorado de Paranaguá.

No dia 16 de agosto, passa a ser permitida a realização de propaganda eleitoral, como comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda na Internet (desde que não paga), entre outras formas.

Plano de mídia

O TSE e os TREs têm até 24 de agosto para elaborarem – junto com os partidos políticos e a representação das emissoras de televisão e de rádio – plano de mídia para uso da parcela do horário eleitoral gratuito a que tenham direito, garantida a todos a participação nos horários de maior e menor audiência.

A propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão terá início em 31 de agosto (37 dias antes das eleições) e término no dia 4 de outubro. O período foi reduzido de 45 para 35 dias.

Eleitorado

A partir do dia 16, os candidatos terão, exatos 53 dias para buscar seus votos.

De acordo com as estatísticas do eleitorado, divulgada pelo TSE, o Litoral tem 199.424 eleitores. Paranaguá concentra o maior número de eleitores com 98.933.

Nas demais cidades, o número de eleitores vai de pouco mais de 26 mil em Matinhos a 6 mil em Guaraqueçaba.

A maior parte deste eleitorado é formado por mulheres. Das sete cidades da região, em seis as mulheres são maioria. Apenas em Guaraqueçaba os homens são maioria representando 52%.

E o grau de instrução na região mostra que a maioria tem o Ensino Médio, seguido de perto por quem tem ensino fundamental incompleto.

Das sete cidades, em quatro onde há maior concentração de eleitores, eles têm o Ensino Médio completo. Além disso, a maior parte tem entre 45 e 59 anos de idade, seguido da faixa etária de 35 a 44 anos.

Os números ajudam a preparar as estratégias de campanha e os meios a serem utilizados para convencer o eleitor  e conseguir seu voto.

As redes sociais devem ser utilizadas com frequência pelos candidatos que, também deverão fazer uso pesado de imagens e vídeos.  Além disso, uma maratona de viagens e visitas devem fazer parte do dia a dia dos candidatos. Reuniões com segmentos de cada comunidade começam a ser agendadas para que cada candidato possa percorrer e visitar o maior número de pessoas possível em tão curto tempo.

Paranaguá teve pouco mais de 20 candidatos homologados nas convenções partidárias. O DC divulgou na edição do dia 8 de agosto, que foram confirmados 20 candidatos, sendo 12 para deputado estadual e 8 para deputado federal.

Porém, outros nomes foram confirmados na listagem que deve ser encaminhada ao TRE como do ex-vice prefeito de Paranaguá, Fabiano Elias pelo PPS e o vereador Edu pelo PSDB.

E estes são, apenas os números referentes a cidade de Paranaguá. Em Antonina, a vice-prefeita Dra. Valéria confirmou sua candidatura a deputada. Nelson Justus e Maurício Lense são de Guaratuba e candidatos a deputado estadual. As cidades de Pontal do Paraná, Matinhos e Guaraqueçaba não têm nomes apresentados.

Sérgio Luiz Malucelli, policial aposentado era cotado para sair como candidato a deputado estadual. Porém, ele é candidato a vice-governador na chapa da atual governadora do PP, Cida Borghetti.

Caso os nomes aqui listados sejam confirmados, temos 25 candidatos só do Litoral para dividir os mais de 199 mil votos, porém, muitos destes eleitores também têm compromissos com candidatos chamados ‘de fora’ que já ajudaram a cidade ou a região com emendas parlamentares.

Agora resta acompanhar as campanhas e aguardar para ver se o Litoral conseguirá ter um representante legítimo na Assembleia Legislativa do Paraná e na Câmara Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *