Prevenção ao suicídio é tema de mobilização em escolas públicas de Paranaguá

Alunos de colégios estaduais de Paranaguá participam da mobilização sobre o Setembro Amarelo, período dedicado à prevenção do suicídio. Desde o dia 26 deste mês, estudantes da faculdade de Enfermagem da Unopar estão abordando o tema que, para muitas pessoas, ainda é um tabu.

A mobilização é feita nas salas de aula dos colégios públicos, com informações sobre como prevenir novas mortes. Na próxima quarta-feira, 03 de outubro, os estudantes da Unopar estarão no Colégio Estadual Alberto Gomes; na quinta-feira (04), no Colégio Estadual Maria de Lourdes Morozowiski e na sexta-feira (05) no Colégio Estadual José Bonifácio. A previsão é que cerca de 1500 alunos participem das atividades promovidas pela Unopar.

“O Setembro Amarelo é um movimento mundial que busca conscientizar sobre a necessidade de prevenir novas mortes.É preciso falarmos sobre o tema e levarmos essa discussão para os jovens. Sem informação não há prevenção e, por isso, trataremos do assunto na sala de aula, com o apoio dos colégios. É uma parcela da nossa contribuição à comunidade”, declarou a Diretora da Unopar, Beatriz Ballan Silveira.

Segundo o Centro de Valorização da Vida (CVV), a cada 45 minutos, um brasileiro tira a própria vida, uma taxa de mortalidade superior a muitos tipos de câncer. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o Brasil é o 8º país com mais suicídios no mundo, e é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *