46 estudantes de Paranaguá recebem medalha da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

A Agência Especial Brasileira, em colaboração com a Sociedade Astronômica Brasileira organizam anualmente a Olimpíada com alunos de todo o Brasil. Participaram alunos de todo o Brasil, inclusive das Escolas Faria Sobrinho, Bom Jesus, Leão XIII e do IFPR de Paranaguá

A Agência Espacial Brasileira (AEB), em colaboração com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) organizam anualmente a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica. Nesta semana, foi divulgada a lista com os estudantes que ganharam medalhas na 21ª edição das Olimpíadas, realizadas em maio deste ano.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é organizada por uma comissão de astrônomos profissionais pertencentes à Sociedade Astronômica Brasileira e por engenheiros da Agência Espacial. Ela é realizada em todo o Brasil, envolvendo alunos de escolas públicas e privadas, com recursos principalmente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, MCTIC, mas também com patrocínios da UNIP Visiona e Avibras.

Neste ano, participaram 774.232 alunos distribuídos por 8.456 escolas.
Foram enviados, recentemente, para cada um dos professores representantes da OBA de cada uma das suas escolas que participam, um pacote contendo os certificados de participação de todos os alunos, bem como as medalhas daqueles que as ganharam.

Em Paranaguá, foram 46 alunos de quatro escolas sendo uma estadual que é a Escola Estadual Faria Sobrinho, duas particulares que são do Colégio Bom Jesus e Colégio Leão XIII e do Instituto Federal do Paraná-Campus Paranaguá.

O coordenador Nacional da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e coordenador Nacional da Mostra Brasileira de Foguetes, astronômo Prof. Dr. João Batista Garcia Canalle parabenizou as escolas, professores e estudantes pelas conquistas.

Alunos medalhistas
Da Escola Estadual Faria Sobrinho, o professor representante é Fabiana Cruz Pontes Rodrigues e os alunos são Igor do Rosário Barbosa Cordeiro, Maria Eduarda Gomes Nagamachi e Rafael Chrisanto Bonosque.

Do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora do Rosário, a professora é Janymere Picanço da Silva com a participação do aluno Gustavo Barbosa Martins.
Estes alunos conquistaram a medalha de bronze.

Do Colégio Leão XIII, a professora representante também é Fabiana Pontes Rodrigues.
Receberam a medalha de ouro os alunos Caio Salgado Correia, Isabella Ribeiro de Paula Silva, Larissa de Souza Jesus, Bárbara Andrioli da Silva, Laura Munaretto Majczak, Kauana Rech, Isabela Machado, Arthur Henrique Pires da Silva, no nível 2 e Mario Hidequi Tanimoto e Matheus Becher Santos Stella no nível 3.

Receberam a medalha de prata os alunos Paula Machio Neves, Annie Nicolli Morais, Samir Hamud, Laura Pizolatto, Victor Marques, Bernardo Casanova, Mariana de Souza, Maria Eduarda Lima, Nicolle Akeme Wajima, Isadora Roque Leandro, Henrique de Oliviera, Vitor Pinto, Raul Benvenutri Senes e Douglas Alionço Nanba e Waldir Turchetti Leite Filho no nível 3.

Com a medalha de bronze foram agraciados os alunos Maria Clara dos Santos, Alice Zola dos Santos, Nuriyan Moghrabi, Maria Luíza Vidal, Naomy Alionço Nanba, Daniel Cardoso, Ana Luiza Silva, Maria Fernanda Codognotto da Silva, Lohan Torquato de Souza, Julia Becher Santos Stella e Christopher Zamboni no nível 2. No nível 3, também com a medalha de bronze estão Ana Laura Delmonico, Sarah Nascimento dos Santos, João Gabriel Fanti Alves e Gabrielle Guimbala Gebran.

O IFPR- Campus Paranaguá foi representado pelo professor Bruno de Sá Beckerle e pelos alunos Ilan Francisco da Silva e Henrique Colini Gonçalves dos Santos, ambos com a medalha de ouro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *