Eleição no Cislipa reelege Marcelo Roque por unanimidade

Prefeito de Guaratuba se mantém como presidente da Amlipa

Os prefeitos do Litoral estiveram reunidos na manhã desta terça-feira, dia 11, para eleição da Associação dos Municípios do Litoral Paranaense (Amlipa) e do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral (Cislipa).
O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, foi escolhido para permanecer como presidente do Consórcio pelo próximo biênio. O vice-presidente é o prefeito de Pontal do Paraná, Marcos Fioravanti, mais conhecido como Casquinha.
O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus, é o novo presidente da Amlipa e o prefeito de Matinhos, Ruy Hauer, ficou na vice-presidência.

As escolhas foram unânimes. Marcelo Roque, destacou que o desafio será o de continuar equipando a estrutura do Samu, atendida pelo Cislipa.
Em outubro também foi feita a entrega de 4 ambulâncias para o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral (Cislipa), para atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

As ambulâncias são UTIs móveis e tiveram custo unitário de R$ 185 mil, perfazendo um total de R$ 740 mil de investimento.

O SAMU melhorou substancialmente do ano passado para cá, na opinião do prefeito Marcelo Roque, que também preside o Cislipa, responsável pela administração do serviço. “Essas quatro ambulâncias entregues melhoram bastante nossa estrutura para atendimento de pacientes em situação de risco, sobretudo no período de verão que está bem próximo, quando os municípios do Litoral registram um aumento populacional enorme”, salientou o prefeito. “E vamos continuar trabalhando para estruturar ainda mais o Samu”, completou o presidente.

A diretora executiva do Cislipa, Everlin Guiguer, também comentou a situação do Samu quando o prefeito Marcelo Roque assumiu a presidência do órgão, no ano passado. “Tínhamos ambulâncias do ano 2012 já sem condições de atender nossa população. No início do ano o prefeito conseguiu junto ao Governo duas ambulâncias de suporte básico cedidas para poder prestar atendimento. Depois tivemos que fazer a locação de um veículo, recebendo críticas, dizendo que não era necessário, mas era necessário sim, pois a população precisava desse veículo. Num acidente o tempo de atendimento faz a diferença e uma vida vale muito mais do que esse valor pago em locação, para prestar um serviço de excelência para a população”, desabafou a dirigente.
“É um desafio e uma responsabilidade muito grande e nós estamos assumindo este trabalho a partir de janeiro, dando continuidade, Temos uma boa equipe para superarmos os desafios”, disse o prefeito de Pontal do Paraná que substitui o prefeito de Morretes na vice-presidência.

“Equipamos o Cislipa. Tivemos demandas antigas, mas conseguimos implantar um bom trabalho. Temos mais dois anos e queremos melhorar a qualidade do atendimento. Agradeço a todos os prefeitos pela confiança depositada no nosso trabalho”, destacou o presidente reeleito, Marcelo Roque. Ele fez um balanço positivo. “Conseguimos um fato inédito que é entregar 4 UTIs móveis, e também garantimos auxílio alimentação para os funcionários do Samu e faremos assim para 2019 e 2020”, completou.

Fonte: Secom/PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *