Escolas de Paranaguá podem solicitar o Selo Escola Legal 2019

Sinepe/PR entrega Selo para instituições de ensino particular que estão regularizadas perante os órgãos oficiais

O Blog da Luciane recebeu nesta sexta-feira, dia 8, informações do Sinepe que podem interessas as escolas particulares de Paranaguá e região. Com a previsão do início das aulas na rede particular de ensino do Paraná para os dias 04 e 11 de fevereiro, o Sindicato das Escolas Particular do Paraná (Sinepe/PR) aproveita o começo do ano letivo para entregar o Selo Escola Legal 2019.

O objetivo do Selo é orientar pais e alunos na busca de instituições de ensino particular regularizadas perante os órgãos oficiais. “Nosso intuito é fornecer mais um instrumento de segurança para as famílias e para as próprias escolas. Infelizmente ainda existem muitas instituições que funcionam de forma irregular, então orientamos que pais e alunos perguntem se a escola em questão tem o nosso Selo”, explica a presidente Esther Cristina Pereira.

Para obter o Selo Escola Legal 2019, as instituições associadas devem apresentar cópias ao Sinepe/PR dos seguintes documentos dentro da validade:

– Resolução que autoriza o funcionamento (expedida pela Secretaria de Estado da Educação – SEED/PR e Secretaria Municipal de Educação – SME);

– Alvará da Prefeitura;

– CNPJ, Ministério da Fazenda.

De posse dessa documentação, o Sinepe/PR emite o Selo Escola Legal com validade de um ano. “Orientamos que o Selo fique visível logo na secretaria ou local de bastante movimento de pessoas. Vale destacar que o Sindicato não é um órgão de fiscalização, cabendo esta atribuição, aos órgãos oficiais do Estado”, diz a presidente.

O Sinepe/PR representa cerca de 2 mil instituições de ensino privado no Paraná. Atualmente, tem em seu quadro associativo cerca de 600 instituições, da Educação Infantil ao Ensino Superior, considerando também os Cursos Livres (escolas de idioma, de música, etc).

Sinepe/PR promove palestras sobre implantação da BNCC nas escolas

A implantação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC deve ser executada pelas escolas de todo o Brasil a partir de 2020. A Base é um documento de caráter normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica.

O Paraná foi um dois primeiros estados a trabalhar com a implementação da BNCC, que depois de homologada pelo MEC, se tornou obrigatória para todas as instituições, sistemas e redes de ensino.

Afim de tirar as dúvidas dos educadores sobre o tema, o Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe/PR) promove no dia 11 de fevereiro, palestras com as especialistas Fátima Chueire Hollanda e Naura Nanci Muniz Santos, no Pólo EAD Universidade Positivo, em Paranaguá. Inscrições e mais informações: www.sinepepr.org.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *