Quem veio passar o feriado no Litoral paranaense tomou um susto na manhã deste sábado (18). Uma baleia morta, da espécie Jubarte, foi encontrada no Balneário Costa Azul, em Matinhos. O animal tem cerca de 15 metros e pesa mais de 40 toneladas. O corpo, em estado de decomposição, foi recolhido no começo da tarde por um trator da prefeitura do município.
Estima-se que, em todo o mundo, existam cerca de 40 mil animais da espécie. As baleias-jubarte costumam ser solitárias ou vivem em pequenos grupos. Com a aproximação do inverno, elas seguem das regiões polares em direção ao litoral brasileiro, se aproximam da costa e os casos de encalhe são mais comuns. Vários casos foram registrados nos últimos anos no Litoral do Paraná.
Segundo o Instituto Ecológico Aqualung, a frequência teria relação com o aumento das populações de baleia nesta região. Além do crescimento da população, o Instituto Baleia Jubarte atribui os casos também a desorientação dos animais provocada por doenças, ferimentos em redes de pesca e choques com embarcações.
Fonte: PARANAPORTAL
FOTOS: Comunica Matinhos- Douglas Gerasom