Museu de Paranaguá recebe exposição “Cores do Xingu”

MUSEUMAEO Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE) inaugurou na última sexta-feira, 5 de julho, a mostra “Cores do Xingu”.
Fruto de uma parceria com o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre, da cidade de Tupã-SP, o objetivo da exposição é colocar o visitante em contato direto com as causas indígenas do Parque da região do Xingu, reserva situada ao norte de Mato Grosso, que abarca uma população de cerca de 5.500 índios de quatorze etnias diferentes. Busca-se assim promover uma reflexão sobre a questão indígena no Brasil por meio de fotografias dos povos xinguanos e as peças de acervo do MAE. O evento acontece em sua sede em Paranaguá, nas instalações do prédio que abrigou o antigo Colégio dos Jesuítas, fundado em 1755.
A mostra é composta por painéis fotográficos e instalações em voil, com imagens feitas pela fotógrafa Bárbara Avelino e curadoria de Diná Jobst, ambas vinculadas ao Museu Índia Vanuire.
Junto a esse material, a parceria expositiva prevê a associação de diversas peças xinguanas do acervo do MAE sob curadoria da profª Laura Pérez Gil, relacionadas com os quatro rituais que são objeto da exposição. As imagens, os textos e os objetos expostos oferecem um panorama sobre a vida ritual entre os povos do Alto Xingu, com um importante valor documental no que diz respeito à sociabilidade indígena e de grande apelo estético pela beleza de ornamentos, pintura corporal,música e danças.
A exposição “Cores do Xingu” é uma mostra itinerante e agora acontece em parceria com o Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR, ligado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná.
O museu fica aberto de terça a domingo (inclusive feriados) das 8h às 20h.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *