Prefeitos conversam com funcionários do SAMU

Funcionários estão com salários atrasados e Cislipa tem novo presidente para resolver a situação. O prefeito de Pontal assumiu a presidência do Consórcio

samuOs prefeitos do litoral definiram na manhã desta sexta-feira (dia 20) detalhes para que o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (Cislipa) voltasse a ter dirigentes. Sem presidente há mais de 15 dias, após renúncia do prefeito de Morretes, Helder Teófilo dos Santos, a entidade agora tem como representante maior Edgar Rossi (Pontal do Paraná). O prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, ficou como vice-presidente.

Atuando desde o início do ano para que as atividades do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), de responsabilidade do Cislipa, não sejam paralisadas devido a vários problemas financeiros, administrativos e contábeis deixados pela administração anterior, os prefeitos agora correm contra o tempo para regularizar a situação da entidade.

Um dos principais problemas herdado pelos atuais prefeitos envolve a contratação de pessoal. Assim que houve a eleição os prefeitos Edgar Rossi, Edison Kersten e Evani Justus (Guaratuba) foram até o Samu para conversar com os funcionários e explicar a situação. Pelo fato de estar sem presidente até esta sexta-feira o pagamento deles estava atrasado. A situação deve ser regularizada já no início da próxima semana.

“Vamos nos organizar para que os problemas que aconteceram até agora não voltem a se repetir”, garantiu o prefeito Edgar. “Vamos realizar um concurso para contratação de pessoal porque do jeito que está gera uma insegurança enorme e insatisfação para vocês”, comentou o prefeito Edison aos funcionários do Samu. “Estamos fazendo de tudo para por um basta nesta situação”, continuou o prefeito.

A prefeita de Guaratuba agradeceu a dedicação dos funcionários. “Podem ficar cientes de que vamos mudar essa realidade”, garantiu. O técnico em enfermagem Elzio Eduardo, que na oportunidade falou em nome dos funcionários, disse que estava “feliz por que os prefeitos chegaram num consenso, sabendo que o serviço (do Samu) é muito importante para a população”. “Acertada a situação o pessoal está feliz”, disse o funcionário.

Durante toda a manhã os membros do Cislipa se reuniram no gabinete do prefeito Edison, no Palácio São José. Ainda participaram das discussões, os prefeitos de Matinhos, Eduardo Dalmora, e de Morretes, Helder Teófilo dos Santos. Estavam em pauta medidas para sanar as pendências financeiras do Samu e regularizar a situação, para que a população do litoral não seja prejudicada e tenha um atendimento adequado pelo Samu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *