Terreno para nova delegacia é definido pela Prefeitura

Área fica entre as ruas Santa Rita e Soares Gomes e deve ser desmembrada para ser doada ao Governo do Estado

Fotos 020Atendendo ao pedido de prestação de informação, a secretária Municipal de Urbanismo da Prefeitura de Paranaguá, Débora Temporão de Aguiar Ramos, esteve na Câmara de Vereadores na sessão da última quinta-feira, 26 para tratar da localização do terreno mais adequado para instalação da delegacia modelo do Governo do Estado.

“De acordo com os estudos que fizemos, e atendendo ao principal requisito de ser uma área que tem as matrículas em ordem para fazer o desmembramento e passar para o Estado é o terreno situado na esquina da Avenida Coronel Santa Rita com a rua Soares Gomes. Uma parte desse terreno é ocupada pelo setor da garagem da Secretaria de Obras da Prefeitura, mas será desmembrado num espaço de, aproximadamente, cinco mil metros quadrados, conforme solicitação apresentada”, explicou a secretária.

O vereador Arnaldo Maranhão, responsável pelo chamamento da secretária, agradeceu a aprovação dos vereadores e lembrou que a requisição foi feita para dar andamento à conversa iniciada com o governador Beto Richa há, cerca de um mês. “A Câmara exigiu uma audiência com o governador, quando 14 vereadores reivindicaram a inatividade da atual delegacia de polícia, considerada uma bomba relógio. O governador se comprometeu em construir a nova estrutura, cabendo ao município a indicação de uma área. E agora nós temos o espaço garantido”, reforçou o legislador.

Débora Temporão de Aguiar Ramos explicou que, quanto ao atual terreno e ao procedimento, trata-se de uma matrícula e uma transcrição que passarão por um processo de desmembramento, o que deve levar em torno de 90 dias porque deve passar pelo Registro de Imóveis. O procedimento não impede que o terreno seja apontado, agora, como proposta para construção da nova delegacia junto ao Governo do Estado. Ela explicou, também, que o atual prédio da cadeia pública deve ser repassado ao município de Paranaguá.

O vereador Maranhão acredita que a escolha feita é boa, já que é de fácil acesso, além de atender ao tamanho requisitado pelo governo estadual. A vereadora Sandra do Dorinho aproveitou o momento para questionar a secretária quanto à possibilidade de incluir, no termo de doação, um prazo para a construção. “Esta situação pode ser estudada pelo departamento jurídico”, respondeu a secretária. De acordo com a vereadora, o questionamento foi feito com o objetivo de que haja um prazo definido para que a construção da obra seja efetuada, uma vez que há prazos legais e impeditivos de novas obras em anos eleitorais, o que acontecerá em 2014.

A maioria dos vereadores que usou da palavra para se pronunciar ou fazer algum questionamento, elogiou a participação da secretária que explicou ainda que o projeto da nova delegacia envolve duas salas, num total de aproximadamente 25 pessoas presas, sendo que o espaço para homens é maior do que para as mulheres, em uma obra de 1.600 metros quadrados em dois pavimentos. Importante lembrar que o principal foco do estudo era procurar uma área documentada para que o processo possa ocorrer o mais rápido possível e Paranaguá possa ter, em breve, uma nova delegacia.

2 pensou em “Terreno para nova delegacia é definido pela Prefeitura

  1. O único problema e que não foi abordado neste tema, é que esta nova delegacia continuará dentro do centro da cidade, em local com grande fluxo de pessoas e carros, o que já era um problema da antiga e se for aprovado continuará na nova. Com tanta área desocupada fora da cidade precisava ser naquele local???

  2. Também acho que não deve ser construída nesse local, pois além de ser no centro da cidade, é uma área com muitas residências e bastante movimentado. A Prefeitura deveria escolher um local mais isolado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *