Prefeitura inicia atualização do Plano Diretor do município

10381Uma reunião, na tarde de ontem, do Conselho Municipal do Plano Diretor marcou o primeiro passo da atualização que a Prefeitura pretende fazer no Plano Diretor Municipal com o objetivo de atrair novas empresas à cidade, promover o desenvolvimento ordenado de bairros em expansão ou delimitar áreas de interesse social e ambiental.

Uma das modificações aprovadas pelos conselheiros, por exemplo, deve permitir que comércios e hotéis instalem-se na região do Centro Histórico. Hoje, de acordo com o Plano, algumas tipos de atividades comerciais estão proibidas na região.

A reunião que aconteceu hoje, vale ressaltar, é apenas o primeiro passo para promover alterações no Plano. Os próximos passos são a realização de uma Audiência Pública e a aprovação das mudanças pela Câmara de Vereadores.

De acordo com a secretária de Urbanismo e Gestão Fundiária, Débora Temporão, todo o trâmite deve levar entre 60 e 90 dias.
“Esperamos concluir as propostas de alteração, aprová-las e permitir a vinda de empreendimentos capazes de gerar emprego e renda ao município”, disse, explicando que se faz necessária a alteração do Plano Diretor após a constatação de que pedidos recentes de instalação de novas empresas não poderiam ser liberados em virtude da proibição da proibição da atividade específica de tais empresas.

No entendimento dos técnicos da Prefeitura, o Centro Histórico tem grande potencial turístico e é um contrassenso proibir a instalação de pousadas e hotéis, por exemplo, próximos aos principais pontos turísticos do município.

A alteração proposta no Centro Histórico foi aprovada pela maioria dos membros no Conselho. Também foram avaliadas mudanças em outros setores do município, que ainda serão analisadas e, assim como as demais, serão submetidas à Audiência Pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *