Vias de acesso ao porto começam a ser recuperadas

IMG_7473Tiveram início na semana passada, em Paranaguá, as obras de recuperação das vias de acesso ao porto de Paranaguá. Anunciada pelo Governador Beto Richa no final do mês de setembro, a obra prevê o recondicionamento de 10 vias principais de acesso ao porto, totalizando R$ 2,4 milhões em recursos próprios da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa). As obras tiveram início pela Avenida Coronel José Lobo. Ao longo dos 1.138,43 metros, todos os trechos ruins passarão por drenagem e receberão nova pavimentação.
As vias que receberão manutenção foram concretadas pela Appa, em 2004, mas desde então não receberam obras de manutenção ou melhoria. De acordo com Bruno Athanasio, gerente técnico da BRF Engenharia, empresa responsável pela obra (ganhadora da licitação), na Avenida José Lobo – assim como será feito nas demais – todas as placas de concreto com problemas serão substituídas ou recuperadas (em casos de danos menores).
Em relação à drenagem, o técnico afirma que será removido o excesso de água acumulado embaixo das placas, o que acaba gerando o amolecimento das bases, causando vazios e – com o peso do tráfego – a quebra. “Ao longo da extensão da avenida, todos os trechos que apresentarem problemas serão recuperados. O trecho mais crítico é este que está sendo recuperado primeiro, entre as ruas Soares Gomes e Comendador Correia”, diz Athanasio.
Segundo o gerente da BRF, o prazo para a conclusão das obras na Avenida José Lobo é de 20 dias. Considerando todas as dez vias, o prazo máximo para a execução das obras é de 12 meses. Na sequência à avenida José Lobo, serão recuperadas a Avenida Portuária, Avenida Governador Manoel Ribas, Rua Manoel Bonifácio, Avenida Coronel Santa Rita, Rua Barão do Rio Branco, Rua Professor Cleto, Avenida Portuária II, Rua Soares Gomes e Rua Doutora Ludovica Bório.
“Acreditamos que essas obras de recuperação das vias do entorno do Porto de Paranaguá beneficia não apenas o acesso dos veículos aos terminais, mas, principalmente, a população que poderá circular pela área com mais segurança e tranquilidade. O tráfego por aqui tende a ficar bem melhor”, afirma o superintendente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

Trânsito
Através de um acordo de cooperação, assinado com o município de Paranaguá, está sob responsabilidade da Appa a realização e fiscalização das obras, enquanto à Prefeitura cabe a ordenação do trânsito na localidade e no entorno da obra.
Segundo o Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), órgão municipal responsável por essa coordenação, até o próximo dia 12, o trânsito pela avenida Coronel José Lobo, entre as ruas Soares Gomes e Conselheiro Correia ficará impedido. A orientação é que os motoristas busquem desviar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *