Contagem regressiva para inauguração do aquário marinho

Anúncio de que o Aquário será inaugurado, provavelmente, em dezembro foi feito após visita do secretário estadual do Planejamento e do presidente do IAP às 
instalações do local

aquário1O Aquário Marinho de Paranaguá será inaugurado em dezembro, a tempo de aproveitar a movimentação da temporada de final de ano no litoral. O anúncio foi feito na tarde ontem, após visita do prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, e de uma equipe do Governo do Estado composta pelo secretário estadual do Planejamento, Cássio Taniguchi, pelo presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Tarcísio Mossato Pinto, e pela EcoParaná ao interior do espaço.
Quem administrará o aquário é a empresa Acqua Mundo, que administra o aquário do Guarujá (SP). Foram avaliados o acesso ao local, isolamento e segurança de áreas onde as obras do entorno serão realizadas, possíveis adequações dentro do Aquário Marinho, entre outros.
10451“Estou muito feliz pela finalização de uma obra tão importante para toda a comunidade do litoral do Paraná. Queremos que o Aquário seja um centro de atração de turistas”, ressaltou o prefeito que, durante a visita ao Aquário, também anunciou outras novidades.
“Também vamos buscar, junto ao Governo Federal, recursos para a revitalização de todo o casario histórico do município. Estamos próximos de um contingente de potenciais turistas de mais de 3 milhões de pessoas, se considerarmos Curitiba e Região Metropolitana”, concluiu.
O secretário estadual de Planejamento, Cássio Taniguchi, ficou feliz de ver que falta pouco para o Aquário ser inaugurado. “Temos uma ótima parceria com o prefeito de Paranaguá, também com IAP e, como orientação do Governador Beto Richa, temos que dar andamento a tudo que privilegie a cidade e o turismo, sem dúvida, está incluso nisso”, disse.

Entorno
Antes de visitar as instalações do Aquário Marinho, o Prefeito assinou, na sede da Prefeitura, a autorização para início da construção do entorno do aquário, após a apresentação dos projetos finais de engenharia. Agora, será aberto processo licitatório para escolher a empresa que irá executar o projeto.
O Projeto Arquitetônico e Paisagístico do entorno do Aquário foi elaborado em conjunto com a Secretaria do Planejamento e Coordenação Geral, EcoParaná e Prefeitura Municipal de Paranaguá.

Ilha dos Valadares
O prefeito de Paranaguá, Edison de Oliveira Kersten, também aproveitou e levou o grupo representante do Governo do Estado para uma incursão pela Ilha dos Valadares, pedindo que a região fosse integrada aos planos de incentivo ao turismo, visto que, com as obras no entorno do Aquário Municipal, a região poderá receber um aporte grande de turistas.
Durante a visita, o grupo conheceu a Associação de Cultura Popular Mandicuera, que preserva a memória e cultura caiçaras da região.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *