Única tartaruga que desovava no Litoral foi encontrada morta

Desde 2007 até hoje já foram mais de 1.000 tartarugas marinhas encontradas mortas no Litoral paranaense

8816dee44723051370020b958010bd04_XLUma tartaruga-de-couro que vinha desovando no Litoral do Paraná desde 2007 foi encontrada morta recentemente, na baía de Paranaguá.

Ela vinha sendo acompanhada pela equipe do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC), do Centro de Estudos do Mar/UFPR.
Segundo informação divulgada pela equipe no Facebook, esta espécie está ameaçada de extinção e a fêmea adulta era a única registrada que vinha desovando no Litoral do Estado. Nesta temporada já havia depositado seus ovos em quatro ninhos realizados entre 23 de dezembro de 2013 e 24 de janeiro de 2014. Os técnicos aguardavam o retorno dela para nova desova e foram surpreendidos pelo encontro da carcaça boiando na desembocadura da Baía de Paranaguá.
O LEC vem monitorando os encalhes destes animais e os impactos sobre as populações regionais desde 2007 e até hoje já foram mais de 1.000 tartarugas marinhas encontradas mortas no Litoral paranaense. Segundo os técnicos, diversas são as causas de mortalidade, mas em geral estão relacionadas a degradação de nosso ambiente marinho.
A tartaruga-de-couro foi dissecada e amostras biológicas foram coletadas. Alterações em órgãos internos foram macro diagnosticadas, mas as possíveis causas de mortalidade serão investigadas por meio de análises histopatológicas, microbiológicas e quanto aos níveis de contaminação química.  (Fonte: LEC)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *