Passando a semana a limpo na Câmara de Paranaguá

3.3-ricardoA sessão de terça-feira teve pronunciamentos quentes na Câmara. O vereador Ricardo comentou que muitos vereadores ficaram ‘viciados’ em comentar sobre a CAB e a Viação Rocio, enquanto outros assuntos ficaram esquecidos.

Mas, nada que o próprio vereador não ajudasse a lembrar, como por exemplo, os vários comentários sobre lixo na rua. “A Câmara tem culpa porque tem 2 ou 3 caminhões de lixo quebrados, parados por falta de pneus e equipamentos dentro da garagem da Prefeitura e temos culpa porque temos que fiscalizar!”, enfatizou.

Questionou sobre a empresa que deve faze manutenção de limpeza nas escolas, onde tem mato alto e a falta de capacitação para conselheiros de saúde, entre outros profissionais. “Somos da base de apoio, mas não podemos fechar os olhos. A máquina tem que funcionar”, disse Ricardo.

O vereador lembrou que recebeu um grupo de servidores e que um deles até chorou mostrando holerite. Situações relacionadas aos ganhos dos servidores foram comentadas durante o encontro com o vereador. Mas esta vai ser uma das conversas que o vereador acredita que deva ser tratada com o prefeito, especialmente, agora que ocorre a mudança de secretário. “Mudou o secretário de RH. Caio pagou o pato que nem era dele”, lembrou o vereador Ricardo.

Poste no meio do caminho

carlinhos da ilhaO vereador Carlinhos da Ilha lembrou que, quando era secretário da Ilha dos Valadares conseguiu o deslocamento de 162 postos naquela região. Em maio do ano passado pediu à Copel um recuo de um posto que obstrui a passagem de veículos que fazem até entrega de encomendas. Só em março deste ano ele conseguiu um retorno da Copel. (Foto: Edye Fernandes)

A que ponto chegamos!

jacizinhoO vereador Jacizinho relatou um caso de penhora de salário de um cidadão, na Ilha dos Valadares, por causa da falta de pagamento do IPTU. O problema continua rendendo na Ilha. Foto: Jornal dos Bairros

 

 Penhora de bens

vereadora-Sandra31A vereadora Sandra Neves também cobrou sobre o IPTU da Ilha dos Valadares. Ainda não tem uma solução?

Muito bem. Mas, o que a vereadora cobra é uma resposta, um posicionamento para a Câmara Municipal. “Nós precisamos saber o que está acontecendo para dar uma informação à população”, destacou a vereadora.

Ela cobra o que foi prometido durante audiência pública na Ilha dos Valadares. Disse, ainda, que oficiais de justiça estão indo de casa em casa para penhorar bens dos moradores.

Além da questão da Ilha dos Valadares, Sandra Neves cobra médico para a comunidade marítima de Amparo e dentista, além das reformas da Unidade de São Miguel e Amparo que estão previstas para acontecer, mas sem programação para começar.

Fôlego

nagelDepois de muitas cobranças, o vereador Nagel, se pronunciou dando um fôlego ao Executivo. Teceu comentários da conquista das obras para a PR-407, a defesa de preservação do Aeroparque como área de lazer, entre outras questões que ele tratou em Brasília e junto ao Governo do Estado recentemente.

Ele ainda comentou sobre um CD com projeto do Porto do Imbocuí. “É um grande proeto para Paranaguá”, disse. Mas, por enquanto, está no projeto. Toda a cidade aguarda que saia do papel e traga, além da geração de renda, a geração de emprego.

“O prefeito é um homem de sorte, porque mal assumiu a prefeitura e já inaugurou o viaduto da Professor Cleto e o Aquário”, disse Nagel, referindo-se a duas obras que estavam atrasadas e fazendo referência a projetos futuros que devem sair do papel.

Banco de férias

esta arnaldo baixaProjeto de lei que trata de um banco de férias para os servidores da Prefeitura foi apresentado pelo vereador Maranhão e líder do governo. O projeto foi feito a pedido do Sismup, sindicato dos servidores.

A ideia é fazer com que o funcionário não receba tão pouco dinheiro o mês seguinte ao retorno das férias, quando ele recebe, apenas o salário base. Nos outros meses, o servidor tem seu ganho acrescido, geralmente, de horas extras e produtividade.

“A adesão ao projeto é opcional”, destacou Maranhão.

Relatório mais cedo

ivanE o vereador Ivan da Fafipar propõe que os relatórios oriundos da administração municipal sejam recebidos com certa antecedência pela Câmara de Paranaguá. Para isso, apresentou emenda à Lei Orgânica do Município.

Além disso, parabenizou o ex-secretário de Recursos Humanos da Prefeitura, Caio Silva, pelo trabalho realizado.

E na quinta-feira, dia 03 de abril, o vereador Ivan demonstrou sua preocupação com a instalação de antenas de transmissão de dados por operadoras de telefone. A preocupação é porque a proximidade com antenas desse tipo causam câncer.

 

Um comentário em “Passando a semana a limpo na Câmara de Paranaguá

  1. Interessante que nenhum dos vereadores faz qualquer pronunciamento sobre o momento dos funcionários da APPA. Não há qualquer menção de solidariedade às manifestações que ocorrem diariamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *