6a1ff7ef-3f0a-4379-820d-7a32b2cf7ce8

  • A possível criação da Região Metropolitana de Paranaguá ou do Litoral não é uma questão de mudança de nome de Associação dos Municípios do Litoral (Amlipa) para a Região Metropolitana?
  • Os municípios litorâneos melhoram suas condições de conquistar benefícios com a criação da Região Metropolitana?
  • A criação desta região significa o fim da Amlipa?
  • Quais os benefícios que os municípios do Litoral terão com a criação desta “Região”?

Estas são alguns questionamentos que vieram à mente quando li o convite que o deputado do PMDB, Requião Filho e o prefeito Marcelo Roque, fazem para a audiência pública “Região Metropolitana de Paranaguá”.

Com certeza, a audiência pública servirá para mostrar quais as vantagens e o motivo da iniciativa.

Dia 31, vamos estar lá!


unnamedOs deputados aprovaram em primeira votação na sessão plenária desta terça-feira (2), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 1/2017, apresentada pelo deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), que propõe a alteração do artigo 43 da Constituição do Estado, para regulamentar a cessão de funcionários públicos que poderão atuar, por exemplo, em instituições sem fins lucrativos, como as APAEs – Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais. Ler mais →


Projeto visa incentivar ainda mais o turismo da região litorânea

5.3- assembleiaA Assembleia Legislativa aprovou, no dia 24, em segunda votação, a criação da “Região Turística Rotas do Litoral do Paraná”.

O projeto de lei nº 285/2016, é de autoria da deputada Claudia Pereira (PSC) e do deputado Nelson Justos (DEM).

O plenário ainda votará mais uma vez, em redação final, antes de encaminhar para sanção do governador Beto Richa.

A Rota do Litoral inclui sete municípios: Antonina, Guaraqueçaba, Guaratuba, Matinhos, Morretes, Paranaguá e Pontal do Paraná.

A região turística já existe desde 2013 no Mapa Turístico Brasileiro e sua institucionalização em lei se insere na política nacional e estadual de regionalização do planejamento e da divulgação turística.


Chapa para eleição foi formada por Ariad Júnior e Zito e a ex-prefeita Lilian forma a outra chapa concorrendo mais uma vez

3.3-ariad 2Usando a rede social Facebook, o prefeito eleito nas eleições de Guaraqueçaba, Riad Zahoui, ou Ariad como muitos o chamam, tocou no assunto que para muitos parece tabu.
“Após o Tribunal de Contas reparar o equívoco que cometeu ao julgar minhas contas, voltando atrás e finalmente aprovando, colocamos em votação na câmara de vereadores e, como já esperávamos, foram aprovadas com 6 votos a favor e 3 contra”, explicou.
Pois bem, após essa votação, Ariad e sua equipe esperavam que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reconhecesse esses votos da câmara para então emitir a diplomação de prefeito. Ler mais →


Vereador Gilson Marcondes contou com apoio da maioria dos vereadores

Vereador Gilson Marcondes contou com apoio da maioria dos vereadores

Muita gente vai lembrar de um homem ou mulher na rua gritando, agitando os braços ou falando sozinho. Um destes moradores de rua que indica ter problema mental é uma mulher que para no meio de ruas, grita com todos, corre o risco de ser atropelada e já foi até filmada nua na frente de uma agência bancária.
Outra pessoa é o Enrique. O caso dele foi levado ao conhecimento dos vereadores na sessão do dia 18, pelo vereador Gilson Marcondes. Ele pediu que haja interferência do secretário de Assistência Social, Levi de Andrade, sobre o caso do Enrique com morava com sua avó, na rua Maneco Viana e que hoje se encontra abandonado em situação desumana.
Enrique não tem acesso à casa onde morava com sua avó, já que a mesma não tem condições de lidar com sua agressividade.

Ler mais →


Retirada de um shiploader pode prejudicar mais de 2 mil famílias por navio e demissão de 56 portuários foi confirmado por cargo de alta patente

Vereador Luiz Maranhão

Vereador Luiz Maranhão

Três fatores expostos na sessão da Câmara Municipal de Vereadores  desta terça (18) confirmam que o desemprego ronda o Porto de Paranaguá. E os assuntos foram colocados em pauta pelo vereador eleito pelo PSB, Luiz Maranhão, membro da Comissão de Assuntos Portuários e Guarda Portuário em Paranaguá.

  •  desligamento do shiploader que movimenta açúcar ensacado no Porto de Paranaguá
  • situação crítica dos portuários de Paranaguá
  • situação crítica dos amarradores

Foram as questões apresentadas pelo vereador Luizinho Maranhão durante seu pronunciamento.

Ler mais →


3-3-prefeitura-de-paranagua-940x601Com o objetivo de reduzir a folha de pagamento, o prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, unificou quatro secretarias. As pastas de Administração, Indústria e Comércio, Ilha dos Valadares e a Ouvidoria estão sendo integradas a outras secretarias. Ler mais →


Estão previstas a realização de obras no atual prédio da Câmara e, quando isso acontecer, o deslocamento será necessário

Vereadores iniciaram os trabalhos no plenário no dia 2

Vereadores iniciaram os trabalhos no plenário no dia 2

Os trabalhos no plenário do Poder Legislativo de Paranaguá foram iniciados no último dia 2, no Palácio Carijó. Na primeira sessão da legislatura em 2017 os parlamentares não usaram da palavra para a proposição de projetos, uma vez que a sessão foi toda dedicada ao discurso do prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, que fez um balanço dos 30 dias de gestão e as ações que pretende desenvolver ao longo dos próximos meses no município. Ler mais →


ogaritoSecretaria de Portos, que tem status de Ministério no governo federal, agora conta com um parnanguara.

Foi publicada hoje (06) a portaria no Diário Oficial da União  nomeando Ogarito Borgias Linhares para exercer o cargo de Diretor do Departamento de Outorgas Portuárias da Secretaria de Políticas Portuárias da Secretaria de Portos da Presidência da República.

Ogarito Linhares é funcionário da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa).


marquinhos RoqueA sessão para posse e escolha do presidente da Câmara de Vereadores de Paranaguá foi realizada neste domingo, primeiro dia do ano. Colocaram-se como candidatos os vereadores Marquinhos Roque, do PMDB e Carlos Fangueiro.

Confira a votação:

Alex = Marquinhos
Nagel= Marquinhos
Fangueiro: Fangueiro
Ratinho= Marquinhos
Edu= Marquinhos
Fabio= Marquinhos
Nóbrega= Fangueiro
Gilson=Fangueiro
Jaime= Fangueiro
Jozias=Marquinhos
Luizinho=Marquinhos
Marquinhos=Marquinhos
Nilo=Fangueiro
Orley=Marquinhos
Sandra=Marquinhos
Thiago=Fangueiro
Valdir=Marquinhos

 



vermelho {limão}