Unidade de atendimento à mulher é inaugurada no Centro de Paranaguá

13264Paranaguá agora conta com Unidade Referência à Saúde da Mulher, localizado ao lado do Centro Municipal de Especialidades (CME) e da agência dos Correios, no centro de Paranaguá.

No espaço, de 160 metros quadrados, haverá assistência integral clínico-ginecológica e educativa, de maneira referenciada, ou seja, após encaminhamento feito por médicos das unidades básicas de saúde.

As ações serão voltadas para tratamento, aprimoramento do pré-natal, no caso de situações de alto risco, além de abordagem de problemas já presentes, em mulheres na fase da adolescência à terceira idade. O controle de doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), bem como do câncer cérvico-uterino e de mama, além de assistência para concepção e contracepção, são outros serviços que já eram oferecidos em diferentes espaços e que agora passam a ser unicamente no local.

Foram investidos cerca de R$ 200 mil, com recursos próprios da Prefeitura de Paranaguá, para reforma do prédio. A entrega da nova unidade foi feita pelo prefeito de Paranaguá, Edison Kersten e pela secretária Municipal de Saúde, Dra. Terezinha Flenik Kersten. Estavam presentes à cerimônia secretários municipais, os vereadores Arnaldo Maranhão e Jacizinho, da secretária municipal de Saúde de Pontal do Paraná, Sandra Luiza Machado, e da chefe da 1.ª Regional de Saúde, Hilda Fujimoto.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Dolgiva, parabenizou o prefeito Edison e a Secretaria de Saúde pela iniciativa de criar essa estrutura para beneficiar o público feminino da cidade. “O Conselho vê com bastante otimismo obras desta natureza, principalmente quando se trata de saúde da mulher. A Prefeitura está realizando um trabalho mito bem organizado na saúde de Paranaguá e nós acreditamos que isso só traz benefício à nossa população. Isso é muito bom porque vai desafogar muitas coisas que eram levadas para Curitiba. Agora as pessoas vão poder resolver aqui mesmo, em Paranaguá”, destacou o dirigente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *