Moradores se mobilizam em Paranaguá

1401119840_postimg__img_7651_jpgOs moradores da Vila Becker e do Canal do Anhaia, em Paranaguá, deram mais um passo na busca por seus direitos. Uma ação pública foi proposta em 2008 pelo Ministério Público Federal contra a APPA (Associação dos Portos), IAP (Instituto Ambiental do Paraná), União, e as empresas Vopak, Fospar, Cattalini e Petrobrás com o objetivo final de impedir o funcionamento do Terminal Público de Álcool, mediante suspensão de licenças ambientais concedidas e ordem para que não haja novas autorizações de funcionamento. Os réus de forma solidária foram obrigados a efetuar o levantamento das famílias residentes no entorno da área onde se situa o citado Terminal (Vila Becker e Canal da Anhaia). No pedido o MPF pede também uma avaliação dos imóveis de cada grupo familiar, sugerindo a utilização do cadastro já realizado pela Cohapar e avaliação por profissionais da Caixa Econômica Federal.

Convivendo há bastante tempo com a poluição, os cidadãos se mobilizaram e ingressaram com um novo pedido de fechamento do Terminal Público de Álcool do Porto de Paranaguá e a paralisação imediata da remoção das famílias da Comunidade do Canal do Anhaia. “Eles devem apenas cumprir o que já foi determinado e pactuado. Essas medidas são necessárias para que as famílias removidas tenham seus direitos preservados. A remoção sem avaliação de cada caso individualmente prejudicará a indenização justa e correta dessas pessoas.”, comentou um dos advogados que entrou com o pedido.

Anhaia

A situação do local é deplorável uma vez que a poluição é grave e tem causado sérios problemas de saúde e até mesmo óbitos. A ação em andamento requer estudo de impacto de vizinhança, fundamental para que se tenha conhecimento da extensão dos danos causados pelas atividades do Terminal de Álcool ao meio ambiente e à saúde dos antigos e dos atuais moradores.

O local para onde as famílias estão sendo realocadas é distante do atual. Os advogados defendem que, também prejudica a atividade laboral da maioria dos moradores, constituída por pescadores.

Um comentário em “Moradores se mobilizam em Paranaguá

  1. Papo, pescador é meia dúzia, a maioria é de desempregado. Paranaguá precisa progredir, avançar e esse MPF nada entende de Paranaguá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *