Por não cumprimento de acordo, RFF vai retirar acervo de Paranaguá

Pessoas ligadas ao meio, devem se mobilizar para evitar a retirada. O acervo deveria fazer parte do Museu Ferroviário que não foi concretizado

7368

Só as pichações já foram limpas do local

De acordo com informações obtidas com o responsável pela guarda do acervo da Rede Ferroviária Federal, Roberto Luiz Elias, esteve em Paranaguá a secretária da direção da Rede, em Brasília, Patrícia de Lira Albuquerque.

O objetivo desta visita foi de certificar os bens existentes que pertencem à Rede e que devem ser retirados de Paranaguá e levados para Curitiba onde serão expostos em museu próprio daquela entidade.

A retirada deste acervo, pertencente à Rede Ferroviária, poderá acontecer porque não houve cumprimento, por parte do Município de Paranaguá, da preservação do patrimônio do imóvel existente na cidade, que é a Estação Ferroviária.

Depois de encerradas as atividades da Rede Ferroviária, o espaço teria que ser recuperado pela Prefeitura para acomodar o Museu da Rede, fato que não aconteceu desde a data de seu acordo, há anos atrás.

Susto

Para o meio cultural de Paranaguá, a retirada deste acervo será uma grande perda, em função da importância da cidade na história do Brasil.

Já existem pessoas do meio histórico, mobilizando-se para que esta retirada não aconteça e para que o acervo continue em Paranaguá com o objetivo de fazer parte do Museu Ferroviário que já deveria estar funcionando, como mais um ponto turístico às centenas de pessoas que visitam o Berço da Civilização Paranaense.

Vamos aguardar o posicionamento de nossas autoridades responsáveis diretamente pelo caso.

Fonte: Jornal Diário do Comércio

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *