Requião defende presença do governo nos pequenos municípios

unnamedO senador Roberto Requião, candidato ao governo do Paraná pela Coligação Paraná com Governo (PMDB/PV/PPL), declarou  que o governo estadual estará mais presente nos municípios paranaenses a partir da sua vitória nas eleições. “Não podemos viver com a ausência absoluta do estado nos municípios, como vem ocorrendo”, salientou. A declaração ocorre um dia depois de o candidato antecipar que Paranavaí será a primeira cidade a receber a “interiorização” do governo, em que os secretários de estado viajam ao município para elaborar um plano de ações para os quatro anos do mandato, em parceria com lideranças locais.

Falando a órgãos de imprensa de Paranavaí, Requião destacou diversas obras a ser executadas na região em sua gestão. A principal delas é a reestruturação do Hospital Regional, atualmente administrado pela Santa Casa. “Temos que ver qual é a situação do hospital e da Santa Casa para vermos como vamos recuperar a plena capacidade de atendimento”, disse. Outra preocupação da população é o término do Hospital Noroeste, uma iniciativa privada que começou a ser construída em um terreno público, mas que parou por falta de recursos. Requião admite a possibilidade de o governo estadual assumir a conclusão da obra. “O Beto Richa gastou R$ 600 milhões em publicidade. Só esse dinheiro, que foi jogado pela janela, já daria para construir 20 hospitais. O fundamental é que o Paraná está sem governo, e sem governo não se faz nada”, criticou ele em entrevista ao jornal Diário do Noroeste.

Requião destacou a importância das desonerações tributárias para estimular os pequenos produtores rurais, e usou como exemplo incentivos dados à agricultura local durante sua gestão. “Os produtores de mandioca criaram 20 mil empregos depois das desonerações. Agora os produtores de laranja querem financiamento para comprar tratores menores, para passar no meio da plantação. Ou seja, são investimentos que se refletem na condição econômica melhor e na possibilidade de concorrência com outros mercados”, afirma Requião. Ontem, em Loanda, o candidato havia garantido redução de ICMS para as indústrias de metais sanitários, que formam na cidade o segundo polo nacional do setor.

Ao magistério, Requião garantiu a volta de programas consagrados como o plano de carreira e o aparelhamento das salas de aula com televisores e computador. “Seguindo o PNE (Plano Nacional da Educação), vamos investir em escolas de ensino integral. Como não é possível implantar em todas as instituições ao mesmo tempo, vamos começar pelo ensino médio, cuja rede tem 300 mil alunos. E a prioridade serão as escolas de comunidades pobres”, disse à Rede de Rádios, composta por emissoras em Paranavaí, Apucarana, Londrina, Maringá e vale do Ivaí.

(Assessoria de Imprensa/Osny Tavares)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *