Mostra revela olhar da população para o equilíbrio entre o Porto e Meio Ambiente

normal_IMG_5024

Natural de Guaratuba e moradora de Paranaguá há 14 anos, a primeira colocada Elizabete da Silva Pereira é guia de turismo e tem a fotografia como paixão.

Desde ontem, até o início de 2015, o hall do Centro Administrativo do Porto de Paranaguá – conhecido localmente como Palácio Taguaré – ficará ocupado por uma instalação fotográfica. Trata-se da Exposição “Porto e Sustentabilidade”, que traz imagens feitas pela população da região, registrando a harmonia do desenvolvimento portuário com as riquezas naturais. A mostra é a aberta ao público, em horário comercial (das 8h às 18h).

No total, são 15 imagens espalhadas pelo saguão de entrada da sede da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), em Paranaguá. As fotos foram selecionadas entre 60 inscritas no Concurso Fotográfico “Porto e Sustentabilidade”, promovido em comemoração à Semana de Meio Ambiente – no último mês de maio.

“Apesar de serem fotos de amadores, a qualidade e a poesia das imagens impressionam. Ficamos envaidecidos com essa exposição no prédio”, afirma a diretora administrativo-financeira, Xênia Arnt, durante a abertura da exposição, no final da tarde da última terça-feira (4).

Junto com a diretora, o diretor de engenharia e manutenção da Appa, Paulinho Dalmaz, entregou os troféus aos três primeiros colocados e, como recordação, as cinco primeiras fotos ampliadas aos autores.

“É muito bonito ver que a população consegue enxergar que é possível o Porto crescer e melhorar, de maneira consciente respeitando a cidade e o Meio Ambiente, que é o estamos tentando desde o início da nossa administração e já somos reconhecidos nacional e internacionalmente por isso”, completou Dalmaz, na recepção.

Artistas – A primeira colocada no concurso foi a foto de Elizabete da Silva Pereira, cuja imagem traz um flamingo, com um navio ao fundo, tirada na comunidade de Medeiros, em Guaraqueçaba. Natural de Guaratuba e moradora de Paranaguá há 14 anos, ela é guia de turismo e tem a fotografia como paixão.

“Eu adoro fotografar, principalmente paisagens. Essa foto eu fiz por volta das oito da manhã, quando eu retornava do povoado de Medeiros. Eu sempre ando com a câmera na mão. Quando olhei, vi aquela paisagem que nunca tinha visto”, conta a artista.

Elizabete ficou sabendo do concurso pela televisão e contou com a ajuda da filha para selecionar esta, entre tantas imagens que já guarda das paisagens do entorno dos Portos do Paraná.

“É um prazer para a população poder participar das atividades do Porto, principalmente quando divulga também o meio ambiente. Muitas pessoas não têm oportunidade de fazer esses trajetos que vivemos aqui. E toda vez que passamos, é uma cena nova. Não deixe de ser um olhar de poesia para o Porto e nossa região”, comenta.

Em segundo lugar, foi selecionada a foto tirada por Thiago Breginski (Menino saltando do trapiche, próximo ao píer de inflamáveis) e, em terceiro, a de Adriano de Almeida (do menino se banhando próximo à área do Porto). A 4º colocada, que recebeu menção honrosa, foi a foto de Amauri Martins de Souza Filho (do berço 201, visto da direção do Rocio). Em quinto lugar, ficou a de Paulo Bastos, escolhidas pela população, através de ‘curtidas’ na página da Appa no Facebook (a imagem de três canoas enfeitadas ao lado de um navio ro-ro).

Essas cinco primeiras selecionadas – além da exposição – farão parte das imagens do livro comemorativo aos 80 anos do Porto de Paranaguá, no ano que vem.

Os demais artistas selecionados para a exposição foram Alessandro Romero Xavier, Anderson Amorim, Andrielli Maryan Medeiros, Ariosvaldo Gouveia Júnior, Dionaldo Faria Correa, Guilherme Costa de Toledo, Ismael Alves Zela, Luiz Carlos Miranda (Carlinhos), Pedro Dário Pereira Neto e Rodolfo Almeida Bonaldi.

Processo – O resultado do concurso foi divulgado aos inscritos, no início de junho. As imagens da exposição foram selecionadas pela comissão formada por fotógrafos e outros profissionais das artes e da área de Meio Ambiente. Foram jurados, os fotógrafos Valquir Aureliano, Márcio Tibiletti e Denis Ferreira Neto, o artista Celso Luck, a chefe da Assessoria de Comunicação da Appa, Sâmar Razzak, e o chefe regional do IAP, Cyrus Daldin.

“Selecionamos apenas 15 para a exposição, mas todos os 60 inscritos contribuíram muito para o objetivo dessa atividade cultural, que foi despertar o interesse da comunidade na produção criativa a partir da realidade local, sensibilizando sobre a importância da relação harmoniosa entre sociedade e natureza”, afirma a chefe da Assessoria de Comunicação, Sâmar Razzak, organizadora do Concurso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *