Base de salvamento do Corpo de Bombeiros é inaugurada em Guaratuba

Gov. Beto Richa inaugura Base Náutica em GuaratubaO governador Beto Richa inaugurou nesta sexta-feira (09) a Base Náutica de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros de Guaratuba. A estrutura, que fica ao lado do ferryboat e que teve investimento de R$ 1,1 milhão, abriga uma equipe de resgate 24 horas, nos 365 dias do ano. Durante a inauguração, Richa também entregou três ambulâncias para atender Guaratuba, Paranaguá e o Hospital Regional em Paranaguá.

A base dará resposta imediata a casos de emergência na Baía de Guaratuba e nas praias de Matinhos e Guaratuba. Em algumas situações, será utilizada para atender também nas praias de Pontal do Sul e na Baía de Paranaguá, onde já há uma base para os municípios e ilhas do litoral norte. “Essa obra é uma demonstração da atenção do nosso governo com o Litoral, que hoje é lembrado pelo Estado durante todo ano. Essa base náutica garantirá um atendimento dos bombeiros mais ágil e de qualidade, reduzindo o número de afogamentos no Paraná”, disse o governador.

A base possui uma rampa de lançamento de embarcações na água, com fácil saída para o mar, e uma passarela com píer flutuante (por conta da variação da maré) para retirar rapidamente as vítimas do mar e encaminhá-las a uma ambulância, em casos de salvamento de emergência.

Para as ações preventivas e de salvamento, durante todo o ano estarão disponíveis no local três motos aquáticas de salvamento, um bote inflável (pequeno porte) e dois barcos infláveis (médio porte). Com 250 metros quadrados de área construída, a base náutica terá o nome de sargento Otávio Adolfo Brocco, homenagem ao bombeiro que foi um dos primeiros salva-vidas no Litoral paranaense, nos anos 1950.

O comandante dos Bombeiros de Guaratuba, capitão Fabricio Frazatto, disse que a nova base será fundamental para a agilidade do atendimento. Ele explica que a unidade não atuará apenas nas ações de resgate e salvamento, mas também em patrulhamento e prevenção de acidentes. “Teremos um grande ganho operacional nas ações. As embarcações agora são lançadas de uma base adequada, e não mais de praias em mar aberto”, afirmou o comandante.

Fonte: AEN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *