Bispo da Diocese de Paranaguá faleceu nesta madrugada

dom-joãoFaleceu às 2h30 da madrugada desta quinta-feira (9), no Hospital Santa Catarina, em São Paulo, onde estava hospitalizado desde o dia 14 de março, o bispo de Paranaguá dom João Alves dos Santos.

Dom João era responsável pela Pastoral Afro-Brasileira da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A diocese de Paranaguá abrangia a Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso, de Guaratuba.

Seu corpo será velado na Paróquia Imaculada Conceição, em São Paulo, à partir das 10h, onde será celebrada uma missa e logo após será transladado para Paranaguá.

O bispo deu entrada simplesmente para consulta de rotina. Foi detectado em primeiro instante uma infecção nos rins e a médica pediu que ele fosse internado imediatamente. Segundo o padre Carlimar, atual vigário da Diocese, ele nunca ficou doente nos nove anos em que esteve à frente da Diocese de Paranaguá.

Dom João Alves foi o terceiro bispo da Diocese de Paranaguá e assumiu, em 2004, o lugar de dom Alfredo Novak, falecido no ano passado, que governou por dezessete anos. O religioso nasceu em Alto Alegre, no interior de São Paulo, e começou seus estudos de Filosofia e Teologia em 1976, na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, em Nova Veneza (SP).

No dia 4 de dezembro de 1982, foi ordenado padre, ficando sete anos como pároco na mesma cidade. Dom João trabalhou três anos como animador vocacional da Província dos Capuchinhos, em Piracicaba (SP). Ainda na cidade, trabalhou seis anos na Pastoral Vocacional Missões Populares e mais seis anos como formador do Conselho Provincial dos Capuchinhos.

Em 2001, trabalhou na Paróquia Imaculada Conceição, atuando como provincial na capital paulista. Foi reeleito em 2004, permanecendo no cargo até o último dia 2 de agosto, quando foi nomeado bispo de Paranaguá pelo papa Bento XVI.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *