Você tem como evitar a gripe

“Peguei uma gripe forte”, muitas pessoas usam a frase e só depois se lembram que poderiam ter evitado. O prefeito Edison Kersten já se vacinou e alerta para que não deixem para última a hora

15722Você é responsável por uma criança de 6 meses a 4 anos? Trabalha na área de saúde? Ou é gestante ou teve seu filho nos últimos 45 dias? Ou quem sabe você é uma pessoa com mais de 60 anos ou tem doença crônica *.

Caso você se enquadre numa das categorias acima, então não perca tempo e não deixe a gripe te pegar.

As unidades básicas de saúde de Paranaguá estão com vacinas disponíveis para os cidadãos se prevenirem. No caso dos pais de crianças na faixa etária de 6 meses a 4 anos, é bom levar a carteirinha de vacinação da criança.

O frio está chegando e esta é a hora certa para garantir um inverno tranquilo, sem as dores de cabeça, coriza, febre, entre outros sintomas que tanto incomodam quando a gripe chega.

O prefeito Edison Kersten, se enquadra em duas categorias. Trabalha no setor de saúde também e tem mais de 60 anos. Por isso resolveu ir até o Terminal de ônibus da cidade para se prevenir da gripe e já tomou a vacina.
O Terminal de ônibus é um dos lugares, além das unidades de saúde, que podem ser procurados. Ali, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura está aplicando doses das 8h às 16h30 para quem utiliza o sistema de transporte coletivo.
Sintomas
A gripe pode ser contraída pelo ar. Por isso é difícil evitar sem a vacina. Também ocorre por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com mucosas (boca, olhos, nariz).

A orientação dos profissionais de saúde é adotar cuidados simples como medida de prevenção para evitar a doença, como: lavar as mãos várias vezes ao dia; cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar; evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.

A vacina contra a gripe não é capaz de eliminar a doença ou impedir a circulação do vírus, por isso, as medidas de prevenção são muito importantes, particularmente durante o período de maior circulação viral, entre os meses de junho e agosto.

* Classificam-se como doentes crônicos pacientes com problemas cardíacos, doentes renais crônicos, pessoas com trissomia (com síndromes como a de Down) e diabéticos, por exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *