Com a ajuda da população, equipes da UFPR realizam resgate de animais marinhos no Litoral

8249758343_f07e23f81e_zDe acordo com o Centro de Estudos do Mar da Universidade Federal do Paraná (CEM-UFPR), durante todo o ano, diferentes animais marinhos são encontrados nas areias do litoral paranaense. A maioria é encontrada morta, mas alguns são encontrados vivos, em precárias condições de saúde.

Os profissionais afirmam que, por exemplo, as principais causas de morte de golfinhos na região são por ferimentos causados por redes de pesca e pneumonia. Por isso, a orientação é para que as pessoas não toquem nos animais encalhados na areia, pois eles podem estar doentes e facilmente contaminar o ser humano.

Os pesquisadores pedem para a população avisar o Centro de Estudos do Mar, em Pontal do Paraná, quando encontrar um animal marinho ferido ou morto. No caso dos animais feridos, eles são encaminhados para tratamento no próprio centro. Já os animais mortos auxiliam em pesquisas que medem a qualidade ambiental do litoral.

Quem encontrar um animal marinho ferido ou morto nas praias do Paraná pode ligar para os números (41) 3511 8600 ou (41) 9698 6983 e obter orientações diretamente com os biólogos e pesquisadores do Centro de Estudos do Mar da UFPR.

Ao avistar animais silvestres na praia:

  • Observe os animais à distância;
  • A proximidade pode ser interpretada como uma ameaça e provocar um ataque. Além disso, animais silvestres podem transmitir doenças graves, tais como pneumonia, raiva, toxoplasmose, entre outras;
  • A caça e o tráfico são crimes graves inafiançáveis;
  • Praia não é lugar de animais domésticos. Deixe-os em casa, pois eles podem transmitir e adquirir doenças de pele e verminoses. Há leis municipais que preveem multa a quem desrespeitar essa regra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *