Para Mestres, agilizar um espaço agora é essencial. “O último mestre de Superagui morreu nesta semana. Não tem quem dê continuidade lá”, destacou Mestre Aorélio.
A Fundação Municipal de Cultura (Fumcul) organizou uma reunião de representes da Prefeitura com os mestres fandangueiros de Paranaguá nesta terça-feira (16) para discutir assuntos relacionados à construção da Casa do Fandango. O terreno já está sendo estudado pela Prefeitura e o objetivo é construir um espaço de memória, acervo, oficinas e apresentações relacionadas a dança típica Caiçara. A Casa será construída na Ilha dos Valadares.
A construção da Casa do Fandango é uma reivindicação antiga dos grupos de Fandango da cidade e constitui num importante instrumento de preservação da dança. Participaram da reunião a presidente da Fundação Municipal de Cultura (Fumcul), Maria Angélica Lobo Leomil, os secretários municipais de Planejamento, Rita Abe, de Urbanismo, Aline Dias, de Regularização Fundiária, Jorge Abe, Instituto Federal do Paraná (IFPR) e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
A Fumcul, atualmente, apoia o Fandango realizando bailes públicos no Mercado do Café, oportunidade que os grupos têm para apresentarem a dança a parnanguaras e turistas.
Fonte: PMP