Mutirão nesta quinta-feira vai combater mosquito da dengue na Vila Guarani

Mutirão para remoção de objetos que possam acumular água em terrenos baldios e em áreas de manguezais será realizado durante a tarde de hoje na  Vila Guarani.

medidas-preventivas-dengueA intenção é realizar mutirões em todos os bairros da cidade, como revelou a secretária municipal de Saúde, Terezinha Flenik Kersten, durante a reunião do comitê. Para o serviço de limpeza Paranaguá recebeu mais 6 bombas (totalizando 10, porque já possuía mais 4) para pulverização de um inseticida chamado Malathion, que elimina mosquitos que já estão formados (alados) e também ainda na forma de larva.

Vão atuar ainda no mutirão um total de 21 agentes especialistas em endemias, que já estão trabalhando há semanas nos bairros, e também 20 guardas civis municipais. O trabalho foi intensificado porque já estão confirmados em Paranaguá 21 casos de pacientes que contraíram a doença na cidade (autóctones) e outros seis, importados.

Uma outra orientação repassada aos moradores de Paranaguá é para que verifiquem suas calhas, que muitas vezes têm folhas que propiciam o acúmulo de água. Os agentes de endemias também orientam a população com frequência a não deixar pratos de plantas com água parada, além de pneus e caixas d’água abertas, por exemplo, pois estes são ambientes comumente usados pelos mosquitos. Um técnico da Secretaria de Estado da Saúde participou da reunião do comitê e repassou as devidas orientações.

ÓRGÃOS PARTICIPANTES

Participam do Comitê de Combate à Dengue: 1.ª Regional de Saúde, Hospital Regional do Litoral, Coordenação do Programa de Dengue, Vigilância em Saúde, Vigilância Epidemiológica, Atenção Primária, Central de Abastecimento Farmacêutico, Comunicação, secretarias municipais de Meio Ambiente, Urbanismo, Educação, Assuntos Fundiários, Obras, Saúde, além de Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), 9.º Batalhão da Polícia Militar, Defesa Civil, Hospital Paranaguá, CAB Águas de Paranaguá, Mitra Diocesana, Associação dos Ministros Evangélicos de Paranaguá (AMEP), Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Paranaguá (ACIAP), associações de moradores, Associação Médica e Rotary.

Fonte: PMP

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *