Técnicos administrativos do IFPR paralisam serviços por reposição salarial

Manifestação foi iniciada nesta semana, em Paranaguá e outras unidades

3.1-ifprTécnicos administrativos do Instituto Federal do Paraná (IFPR) defendem reposição salarial e melhorias no plano do servidor em educação. Por isso, cruzaram os braços em Paranaguá e nas demais unidades desde o final de junho.

De acordo com a técnica administrativa, Rosângela Cássia, o último aumento repassado pelo governo foi em 2012, de 15% divididos em três anos. Agora o Ministério do Planejamento apresentou a proposta de 21%, em quatro anos.

Os técnicos defendem que isso é um absurdo, fazendo comparativo que foi aprovado aumento para o Judiciário em mais de 54%. “A gente não vê motivo para isso, enquanto que a educação e saúde é prejudicada”.

Não existe previsão para o término da greve. Eles aguardam que o governo sente para negociar, pois o pedido da categoria é reajuste de 27%, além de readequação do plano de carreira. “Hoje um servidor da educação recebe um vale de R$ 373, por exemplo, enquanto um servidor da Caixa  Econômica recebe auxílio alimentação e auxílio refeição que dá em torno de R$ 1.400”, informou Rosângela.

Mesmo em greve, os técnicos administrativos destacam que os alunos não serão prejudicados. “quando entramos em greve, alguns segmentos dentro da instituição permanecem trabalhando. Não queremos atrapalhar a instituição, nem os alunos”, destacou a servidora.

O Instituto Federal do Paraná (IFPR) é uma instituição pública federal de ensino vinculada ao Ministério da Educação (MEC) por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC). É voltada a educação superior, básica e profissional, especializada na oferta gratuita de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades e níveis de ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *