Bombeiros do Litoral alertam para o risco de incêndios ambientais

bombeiro1O Corpo de Bombeiros do Litoral adverte para o elevado risco de incêndios ambientais, fomentado pelos baixos índices pluviométricos acumulados desde o dia 25 de julho e pela diminuta umidade relativa do ar.

Considerando então os baixos índices de chuvas e de umidade relativa do ar, pode-se concluir que o risco desses incêndios no Estado do Paraná é elevado.

A vegetação e o clima são fatores que interferem diretamente nos incêndios ambientais, por essa razão, o litoral paranaense costumeiramente apresenta números menores desse tipo de ocorrência, quando comparado com outras regiões do Estado.

Entretanto, os incêndios acontecem e a prevenção é de extrema importância na redução dos danos ambientais e pessoais, por isso, o 8º Grupamento de Bombeiros do Paraná orienta:

  • Não jogue pontas de cigarros em vegetações ou na beira de rodovias;
  • Não faça “queimadas controladas”;
  • Mantenha seu terreno limpo, não utilize fogo para isso;
  • Evite fazer fogueiras, e se fizer, certifique-se de apagá-la completamente;
  • Nunca queime seu lixo;
  • Capine as cercas e divisas de sua propriedade, isto evita que incêndios nas ocupações vizinhas cheguem ao seu terreno;
  • Não solte balões, é crime

Além disso, de acordo com a Lei Federal nº 9.605 de 1998, provocar incêndio em mata ou floresta é crime, passível de detenção de seis meses a um ano e multa em caso do crime culposo, aquele em que não há a real intenção de praticá-lo.

E caso visualize um foco de incêndio em matas ou florestas, chame o Corpo de Bombeiros através do telefone 193, a ligação é gratuita.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *