Novos acessos ao Pátio de Triagem em Paranaguá

P´tio de triagem, Pátio de caminhões, Portos do Paraná; Porto de Paranaguá; APPA; 2015, Foto:André Kasczeszen

P´tio de triagem, Pátio de caminhões, Portos do Paraná; Porto de Paranaguá; APPA; 2015, Foto:André Kasczeszen

A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) entregou nesta quarta-feira (12) o novo acesso ao pátio de triagem de caminhões de Paranaguá. Com isso, já é possível o uso das novas guaritas de entrada e saída construídas recentemente. Foram investidos R$10,5 milhões nas duas obras.

Foram investidos R$ 2,7 milhões na obra de acesso, com 1,2 km, área de aceleração e desaceleração e a construção de via marginal – que ordena o fluxo de caminhões ao Pátio, promovendo a segurança no tráfego e evitando o cruzamento na BR 277. A Appa também concluiu e entregou a pavimentação e concretagem de algumas vias internas do pátio.

As novas guaritas para entrada dos caminhões que passaram a operar são todas informatizadas com o sistema Carga Online. Foram investidos R$7,8 milhões na construção de melhorias e da nova entrada, que conta com sala administrativa, banheiros e estacionamento de visitantes.

Foram construídas seis pistas, sendo três guichês para entrada dos caminhões e outros dois guichês para a saída. Uma das pistas é versátil e serve como guichê de entrada ou de saída em dias de maior fluxo. Antes, o local tinha apenas duas entradas e uma saída, o que limitava a passagem.

CARGA ONLINE – O Carga Online, sistema informatizado que ordena a chegada de caminhões graneleiros ao Porto de Paranaguá, acabou com as filas de veículos. Desde que foi colocado em prática, em 2011, os caminhoneiros passaram a consultar, via SMS ou pelo site, se a carga que irão transportar já está cadastrada no sistema eletrônico da Appa.

O Diretor de Operações da Appa, Luiz Teixeira da Silva Júnior, explica que o Carga Online é um sistema eletrônico de agendamento de cargas que só permite o envio de caminhões ao Porto mediante espaço em armazém para receber os produtos e navio nomeado para receber a mercadoria. “Este agendamento fez com que, desde agosto de 2011, não fossem mais registradas filas de caminhões em Paranaguá”, finalizou Teixeira.

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