BCG em falta no país

Vacinação dos bebês com BCG deve ser feita na unidade da Gabriel de Lara às quintas-feiras, pela manhã

prevenindo-a-tuberculoseTodo recém-nascido tem que receber a vacina BCG nos postos de saúde. “Essa vacina protege contra formas graves de tuberculose. Basicamente meningite tuberculosa, pneumonia por tuberculose, que são formas que se apresentam principalmente em crianças pequenas. Por isso é recomendado que elas sejam vacinadas no primeiro mês”, explica Isabelle Antoniacomi.

Porém a vacinação da BCG está em baixa em todo o país, e as equipes da Secretaria Municipal de Saúde orienta as mães que levem as crianças recém-nascidas ao posto de saúde mais próximo para serem imunizadas. O objetivo é não perder nenhuma vacina, pois cada ampola tem um tempo de validade e com o racionamento, é necessário aproveitar cada remessa.

Cada unidade de saúde tem um dia determinado para agendar a aplicação da vacina. Basta ligar para a unidade ou passar no posto perto de casa para saber o dia certo de levar o bebê para tomar a BCG. Na unidade de saúde da avenida Gabriel de Lara, a aplicação da vacina ocorre às quintas-feiras, pela manhã.

O Ministério da Saúde informou que aconteceu um problema em dezembro no laboratório que produz a vacina e que isso ainda traz reflexos na distribuição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *