Serviço de voluntariado para a Defesa Civil

Notícias envolvendo desastres (enchentes, deslizamentos, alagamentos, desabamentos, vendavais, etc) são sempre negativamente emocionantes e estão se tornando cada vez mais comuns. Muitas vezes os danos causados por esses eventos são tão extensos que o Estado, de forma isolada, não consegue fornecer o auxílio necessário à população assolada. Por esse e outros motivos, foi organizada a Defesa Civil, envolvendo Estados e Municípios, além de empresas e a própria população.bombeiro

O lema “Defesa Civil somos todos nós” reflete a necessidade de integração entre entidades públicas, privadas e a comunidade, convergindo para ações que promovam o bem-estar social, mitigando os danos sofridos durante eventos calamitosos.

Os entes públicos, por meio da Defesa Civil Estadual e da Defesa Civil Municipal, juntamente com o Corpo de Bombeiros do Estado do Paraná estão cumprindo o seu papel através da viabilização das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (COMPDECs), e, a população pode auxiliar! Mas de que forma isto pode ser feito?

A resposta é simples, basta você se cadastrar como um voluntário no site da Defesa Civil – http://www.defesacivil.pr.gov.br/ – clicando na aba Voluntariado / Cadastro de Voluntários – Pessoa Física, localizada no canto esquerdo da página.

Ao clicar você será redirecionado e lhe será apresentada a LEI DO VOLUNTARIADO, nº9608, de 18/02/98 para explicar o que é o serviço voluntário. Em seguida, há a necessidade de responder a pergunta solicitando a confirmação da sua vontade em prestar este serviço. Depois de confirmada sua resposta, basta preencher os dados solicitados referentes ao seu endereço de residência, contatos, grau de escolaridade, profissão e a disponibilidade. Pronto! Automaticamente você será cadastrado como voluntário na sua região! Mas não se preocupe, seus dados não serão divulgados e você não precisa ter nenhuma formação em especial, somente a vontade de servir ao próximo!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *