Capitania dos Portos promove regata em Paranaguá alusiva aos 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo

REGATA3Para comemorar os 150 anos da Batalha Naval do Riachuelo – Data Magna da Marinha do Brasil – e os 100 anos de criação do escotismo no Paraná, ambos celebrados em 2015, a Capitania dos Portos do Paraná (CPPR) e o Grupo de Escoteiro do Mar “Ilha do Mel” (Gemim) realizaram uma regata no dia 15 de outubro (domingo), na cidade de Paranaguá.

Na cerimônia de abertura, o Capitão dos Portos do Paraná, Capitão-de-Mar-e-Guerra Renato Pericin Rodrigues da Silva, enalteceu a atividade escoteira como modelo para o incentivo da mentalidade marítima. “O evento de hoje coroa a parceira entre a Capitania dos Portos e o Grupo de Escoteiros do Mar no que tange a valorização dada aos assuntos do mar e o intuito de que mais pessoas conheçam a Marinha, sua história e tradições”, destacou.

O movimento escoteiro no Paraná teve início na cidade de Paranaguá em 1915. Atualmente, a região do litoral do Estado conta com três grupos, dois em Paranaguá e um na cidade de Antonina. “Esse é um momento histórico e não há nada melhor que comemorarmos com uma regata, reunindo estes jovens aqui em Paranaguá”, avaliou o Presidente da União dos Escoteiros do Brasil – Regional Paraná –, José Moraes.

REGATA1O evento reuniu embarcações do modelo monotipo, conduzidos pelos escoteiros num percurso especialmente preparado para facilitar a observação do público. A regata foi realizada no Rio Itiberê, um dos principais cartões-postais da cidade, passando pela chamada Rua da Praia, também pela sede da CPPR e do Iate Clube local.

 

Para garantir a segurança da navegação e o ordenamento do percurso, equipes de Inspeção Naval a bordo de lanchas da CPPR acompanharam a regata até o seu encerramento.

 

Fotos:

Joao Godzikowski

Mario Junior

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *