Iniciativa pioneira em Paranaguá ajuda polícia contra o crime

Aplicativo whatsapp colaborou no encaminhamento de 66 pessoas para a delegacia em nove meses de uso

capa- whatsapp políciaO aplicativo whatsapp tem sido usado para manter conversas, informar sobre os mais variados assuntos, reunir grupos com afinidades em comum. E a Polícia Militar de Paranaguá lançou o uso do aplicativo de maneira inédita.

Com isso, a polícia conta com a ajuda de populares contra o crime. De acordo com o Capitão Nelson Gonçalves, do 9º Batalhão da Polícia Militar, a ligação é feita diretamente para os policiais que acolhem as denúncias.

“Os frutos que estão sendo colhidos são excelentes”, disse. E, ainda segundo o Capitão Nelson, o uso do aplicativo neste sentido tem servido de exemplo para o Paraná.

Uma equipe especial recebe as informações, que podem ser encaminhadas via texto, fotos ou áudio e vídeo, e é feito um banco de dados para que uma equipe de investigação verifique a veracidade.

“Não basta uma denúncia, mas cautela e acompanhamento. Com informações suficientes em mãos, os policiais podem fazer pedidos de mandado de busca e apreensão junto ao Judiciário”, explicou o capitão.

Hoje muitas pessoas passam denúncias e trocam informações com policiais que coletam dados essenciais que acabam na prisão de quadrilhas que vem agindo em Paranaguá.

Desde que foi lançada a iniciativa, 66 pessoas foram encaminhadas para a delegacia, nos últimos nove meses.

O serviço não é o mesmo encaminhado para o 190. Por meio da webdenúncia, via whasapp, a polícia já recebeu cerca de 1.000 denúncias sobre variados crimes. Existe uma média de 80 denúncias mensais e 40% não são aproveitadas. São ocorrências que poderiam ser resolvidas no 190 que é telefone de emergência e o webdenúncia ajuda num trabalho de investigação.

Números

Desde que o webdenúncia foi implantado foram realizadas 192 denúncias efetivas e 52 foram resolvidas e o resultado foi de 66 pessoas encaminhadas para a delegacia. Apreensão de drogas, dinheiro, veículos recuperados, armas apreendidas são alguns assuntos abordados nas denúncias e há, ainda, 140 denúncias sendo analisadas.

Maior parte das denúncias é com relação a tráfico de drogas, seguido de foragidos da Justiça e em terceira fica o porte ilegal de arma.

Quem tem interesse em denunciar atividade ilícitas pode mandar texto, vídeo ou fotos do que está presenciando e sem medo, porque seu telefone ou nome fica sob mais absoluto sigilo. Detalhes como placa de um carro, movimentação frequente numa casa, como costuma passar essa droga, pessoas que trabalham para o traficante e qualquer informação pode ser somada a de outros. “O retorno pode demorar, mas é um trabalho de investigação para preparar a ação”, explicou o capitão.

O Whatsapp não substitui o telefone de emergência da corporação. Em casos de ocorrência que necessitem da presença imediata da polícia militar, deve ligar para o 190. No caso do webdenúncia, o telefone é 9524-5661.

Caso

Policiais militares, após denúncia via web, chegaram até o autor do roubo ocorrido no dia 07 de janeiro num estabelecimento comercial. Ele estava numa residência do bairro Padre Jackson com alguns produtos do roubo.

Logo que foi abordado, o jovem de 22 anos, confessou a participação no crime e mostrou onde se encontravam os produtos. Ele foi levado para a delegacia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *