Todos os municípios do Litoral têm focos do mosquito Aedes aegypti

Porém, só Paranaguá tem casos autóctones de dengue, ou seja, aquelas pessoas que pegaram a doença na própria cidade

Reunião entre o diretor-geral da Secretaria Estadual da Saúde, Sezifredo Paz, diretoria do Porto de Paranaguá, prefeitos, secretários municipais e representantes de diversos órgãos governamentais que integram o Grupo de Trabalho Saúde Litoral. Paranaguá, 06/01/2016. Foto: Venilton Küchler/SESA

Foto: Venilton Küchler/SESA

A Chefe da 1ª Regional de Saúde, Ilda Nagafuti, disse que todos os municípios do Litoral têm focos do mosquito Aedes Aegypt durante o encontro do Grupo Técnico do Litoral (GT Litoral) na tarde desta quarta-feira, na Appa.

Porém, a única cidade com casos autóctones é Paranaguá. Em nenhum outro município da região há casos autóctones, ou seja, daqueles doentes que contraíram a doença na própria cidade. “Há pelo menos um caso de dengue importado em cada cidade do Litoral”, disse Ilda em entrevista à Rádio Difusora.

A sonora completa pode ser acompanhada aqui:

Há uma preocupação constante e até um campanha está ganhando força nas redes sociais sugerindo ao poder público o cancelamento do Carnaval para que os recursos sejam usados na saúde. Confira matéria sobre o assunto no link:

http://www.blogdaluciane.com.br/2016/01/prefeituras-cancelam-carnaval-em-varias-partes-do-pais/

6 pensou em “Todos os municípios do Litoral têm focos do mosquito Aedes aegypti

  1. PORQUE NÃO ADIAM OS FESTEJOS DE MOMO, PARA MAIS TARDE FAZENDO TIPO UMA MICARETA CARNAVAL FORA DE ÉPOCA, OS RECURSOS REPASSADOS SERIAM UTILIZADOS FUTURAMENTE PELAS ESCOLAS DE SAMBA, DARIA TEMPO PARA FAZER UMA CAMPANHA DE ERRADICAÇÃO DA DENGUE MAIS FORTALECIDA, ATACANDO COM TUDO ESSA PRAGA DE MOSQUITOS, A CIDADE SAIRIA GANHANDO, A POPULAÇÃO E OS TURISTAS COM A PRESERVAÇÃO DE NOVOS ATAQUES DA DOENÇA, OS TRABALHOS PODERIAM SEREM ESTENDIDOS A TODOS DISTRITOS, BAIRROS DO MUNICIPIO ONDE SUSPEITAS DE FOCOS JA SÃO ENCONTRADOS, AINDA PODERIAM PARTICIPAR DESTA CAMPANHA VOLUNTARIOS DE OUTRAS PARTES, DE OUTROS ÓRGAOS, TANTOS MUNICIPAIS, ESTADUAIS, FEDERAIS, COMO COMUNITARIOS, ETC.
    FICA A SUGESTÃO

  2. BOM DIA SR. ANTONIO CEZAR PARABÉNS PELAS SUAS COLOCAÇÕES,CONCORDO PLENAMENTE COM SUA OPINIÃO,PERMITA FAZER ALGUNS COMENTÁRIOS.

    PELAS INFORMAÇÕES DA P.M.PGUA FORAM GASTOS COM A FESTA DE FINAL DE ANO DE 31 PARA O DIA 01 ALGO EM TORNO DE R$ 700.000,00 SETECENTOS MIL REAIS.

    IMAGINE QUANTOS REAIS SERÃO GASTOS COM OS FESTEJOS DE MOMO ESTES VALORES PROVAVELMENTE VÃO TRIPLICAR.

    LENDO A NOTA OFICIAL DA PREFEITURA PELO NÃO ADIAMENTO DO CARNAVAL.
    ONDE FOI ALEGADO OS PREJUIZOS AO MUNICIPIO COM O TURISMO.

    FICA UM QUESTIONAMENTO,COM A NOSSA CIDADE NA MIDIA ESTADUAL E NACIONAL COM
    A MARCA DE EPIDEMIA DE DEGUE, SERA QUE OS TURISTAS VIRÃO A PARANAGUA CORRER
    O RISCO DE SER INFECTADO COM UMA DOENÇA SERIA.

  3. Retratem esse postagem pois em guaratuba (litoral) temos um efetivo grande e estamos trabalhando ate mais de que preconiza o PNCD e nenhum foco de dengue tem sido encontrado desde o segundo semestre de 2015, foram colocadas 65 ovitrampas espalhadas pela cidade e todas com resultado negativo para aedes aegypti, o carnaval em Pgua so servira p/ espalhar o virus para varias regiões pois o numero de turistas que entrara em Pgua bom e saira doente sera muito alto, nosso estado(e alguns outros) irão sofrer uma epidemia muito grande e muitos municipios com a presença do aedes aegypti mesmo sem a circulaçao do virus irão apresentar casos de dengue, Pgua recebera R$ 4 milhões p/ aplicar no combate ao aedes, aconselho a todos para participar da prestaçao de contas da saude e cobrar todos os gastos referente ao programa, a reuniao eh aberta ao publico em geral, procurem a regional e se informem sobre a proxima prestaçao de contas da saude.

    • Ter foco não quer dizer que há doentes autóctones, né Pedro?
      Apenas Paranaguá enfrenta esta situação, mas como mostra o áudio da matéria, realmente, todos os municípios têm focos. Mas o trabalho agora é eliminar estes focos do Aedes.
      Obrigada pela participação

  4. Boa noite Luciane, nao encontramos nenhum foco desde outrubro 2015, n temos casos autoctones apenas importados, a infestaçao aki eh muito baixa, menos de 0,02%, como eu dise de 60 ovitrampas nenhuma deu positivo, p/ se ter um foco precisa achar as larvas em coleçoes hidricas e fechar o bloqueio que sao 300m de raio,aki o nosso raio eh de 900m geralmente e como eu falei n temos resultado positivo para o aedes, eu sou leitorista de larvas e posso te diser que:
    Temos mosquito aki em guaratuba sim, so n estamos encontrado pois a infestaçao eh baixíssima, menos de 0,02% e como eu falei nenhum foco a meses, lembrando que eu n falei acima que n tinhamos o mosquito, so n temos encontrado focos do mesmo, conheços todos da regional de pgua e sao profissionais altamente dedicados ao programa e sempre nos apoiamos uns aos outros (gtba e pgua), mas agora eh a hora da populaçao acordar pois nossos esforços n valem de nada sem o apoio do ”povo”, eu costumo dizer que nossos serviços nao sao 5% perto da populaçao, essa que realmente eh a linha de frente no combate ao aedes.
    Eu que agradeço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *