Bastidores da política a mil

3.0- Luciane ChiarelliCandidatos a prefeito não faltam, mas essa campanha da “crise” pode afetar a decisão de alguns nomes. E não pensem que a situação está calma, não!

Os bastidores da política estão a mil. Conversas dentro do carro, reuniões à noite e longe do local de trabalho, viagens a Curitiba para conversar com os líderes das siglas partidárias e muito mais.

A viabilização financeira também não será fácil, pois a captação de recursos vai ficar mais difícil com a crise, seja de pessoa física ou jurídica.

Internet

A internet será uma das armas a serem aproveitadas na eleição deste ano. As redes sociais não são aproveitadas, politicamente falando, neste momento, mas vão ferver em poucos meses.

Uma pena, pois a manutenção da presença na vida virtual precisa ser constante.

Caso contrário, vão ouvir aquele famoso e verdadeiro papo de que “candidato só aparece na hora de pedir o voto”.

E não adianta reclamar!

Campanha da coxinha

A campanha da crise também vai influenciar nas estratégias do corpo a corpo.

Além da internet, outra estratégia que deve ganhar força nesta eleição onde não serão permitidas placas e outras formas de comunicação visual, será o uso de reuniões com o eleitorado regado a coxinha e refrigerante.

Também poderá ser conhecida como a campanha da “engorda”!

Bloco do ‘sem partido’

Tem um pré-candidato a vereador que, hoje, faz parte do bloco do ‘Sem Partido’. Outros já dizem que o nome do bloco é ‘Ninguém quer’.

PSD não quer, PMDB não quer e por aí vai.

Quem será?

Filiação partidária

A Lei 13.165, publicada em 2015, modificou os prazos de filiação partidária. Pela regra anterior, para concorrer em uma eleição, os políticos deveriam filiar-se a um partido um ano antes do pleito. As novas regras reduziram para seis meses antes da data das eleições o prazo de filiação partidária para que alguém se candidate a um cargo eletivo (artigo 9º da Lei 9.504/97).

Reta final está chegando.

Pautas de campanha

Além da dengue (saúde), limpeza, a segurança e o comportamento no trânsito devem ser pautas a terem grande destaque nas discussões eleitorais deste ano.

Gastos com a dengue

E lembram sobre o que escrevi há algumas semanas sobre a prefeitura disponibilizar um espaço para que a população acompanhasse os gastos com a dengue?

Parece que surtiu efeito.

Com certeza, os questionamentos nas redes sociais, também tiveram um grande peso.

Desde ontem  (18), a Prefeitura disponibilizou um link para que todos acompanhem o uso dos recursos que não são poucos!

Muito bom. Com certeza, com esta iniciativa, o prefeito Edison Kersten, minimiza as críticas que já começava a sofrer neste setor!

Coluna Informe, publicada no jornal Diário do Comércio no dia 19/02/1016

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *