Encontro Nacional da Guarda Portuária acontecerá em Paranaguá

Evento acontece no Paraná onde os portuários estão em estado de greve desde janeiro por causa da terceirização promovida pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina

3.1- guardaO Encontro Nacional da Guarda Portuária acontece em Paranaguá nos dias 24 e 25 de fevereiro.

No dia 24, o evento acontecerá na Câmara Municipal de Vereadores com recepção e o painel que discutirá a segurança nos portos brasileiros com Jamilson Pires Paiva, Oficial de Reserva que atuou na Cia Docas do Espírito Santo.

A professora em Direito Marítimo Portuário, Dra. Milena Zerek, falará sobre Direito Portuário e Sérgio Monteiro levará detalhes sobre Segurança do Trabalho Portuário.

E o “Papel e desafios da Guarda Portuária” será o tema da palestra de Carlos Carvalhal.

O segundo dia do Encontro servirá para análises, debates, preparação do documento do evento.

 

Greve

O Encontro Nacional será realizado, justamente, na cidade onde a Guarda Portuária está em estado de greve desde janeiro, quando a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) terceirizou o serviço de segurança no porto.

“A guarda portuária é uma atividade-fim do porto e não pode ser terceirizada”, destacou Jorcy, um dos participantes da assembleia que aprovou o estado de greve. “O quadro da guarda portuária só pode ser preenchido através de concurso público, conforme parecer 290/2006 que inclusive passou a ter caráter normativo após despacho do então Ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Pessoa, assim como a PL 4330, das terceirizações, proibiu as terceirizações das atividades fim. Inclusive com um destaque aprovado à Guarda Portuária proibindo as Administrações Portuárias de sua terceirização”, completou o representante sindical.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *