Três casos de zika vírus são investigados em Paranaguá

Mosquito Aedes aegypti está provocando o maior surto de dengue no Paraná e ainda provoca zika vírus e febre chikungunya

zika-etc-e1447861290101A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informa que estão sendo investigados 3 casos suspeitos de zika vírus de Paranaguá. A Semsa esclarece que está aguardando o resultado das investigações, que estão sendo realizadas pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), em Curitiba.

Uma investigação laboratorial está sendo feita de forma completa, para que se possa passar uma informação confiável à sociedade parnanguara. O zika vírus, assim como a dengue, é transmitido pelo mosquito Aedes Aegypti.

De acordo com a Semsa, uma nova tecnologia desenvolvida no Lacen permite o diagnóstico simultâneo dos três vírus transmitidos pelo mosquito: dengue, zika e chikungunya. O exame é pioneiro no Brasil e amplia a capacidade de análise do Lacen, de 60 para 1400 testes semanais. O fato beneficia a apuração de diagnósticos positivos provenientes de Paranaguá, visto que a Semsa precisa da confirmação do Lacen para apurar o número de casos e traçar um diagnóstico da dengue e de possíveis outros vírus no município.

Há uma preocupação conjunta por parte da Prefeitura e do Governo do Estado com a possibilidade de confirmação de casos do zika vírus em Paranaguá. Caso seja confirmada a existência da doença no município, haverá uma intensificação conjunta para determinar se há registros de infecção em gestantes, bem como procedência desses possíveis pacientes e monitoramento dos casos por equipes de saúde.

Fonte: PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *