“Aedes do bem”  vai dar reforço nas ações de combate a dengue em Paranaguá

Prefeito Edison, acompanhado da secretária de Saúde, do vereador Arnaldo Maranhão, esteve em Piracicaba e Campinas nesta quarta e quinta-feira para fazer contato com laboratório que produz tais mosquitos geneticamente modificados. Numa fase inicial intenção é implantar insetos em bairros com maior incidência da doença

20244O prefeito Edison Kersten foi a Piracicaba e Campinas, no Estado de São Paulo, nesta quarta e quinta-feira para acertar detalhes para que sejam implantados em Paranaguá mosquitos Aedes aegypti geneticamente modificados. Estudos comprovam que nos locais onde estes insetos foram inseridos, o número de casos de dengue reduziu em 90%.

imageOs insetos machos (também conhecidos como “Aedes do bem”) são produzidos em laboratório e quando implantados numa área cruzam com fêmeas selvagens, que postam larvas que não chegam à fase adulta. Ou seja, elas morrem antes de se tornarem mosquitos alados, que acabam contaminando pessoas e transmitindo também doenças como Zika e Chikungunya.

“Essa modalidade de contratação agiliza o processo . Repassamos nosso histórico e baseado nisso ficou definido que vamos priorizar bairros com maior número de casos, neste primeiro momento, atendendo uma área de 30 mil moradores”, explicou o prefeito Edison, que espera que a primeira implantação de mosquitos ocorra num prazo de 3 meses. O custo será de R$ 100 mil mensais, para um contrato de 2 anos.

Fonte: PMP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *