Cenário político local pode ser afetado por mudanças em nível estadual?

Nomes da política paranaense estão mudando de partido. Essa atitude influencia na vida política dos pré-candidatos a prefeito de Paranaguá?

DC 1.pmdMudanças partidárias que podem ser confirmadas por deputados nos próximos dias, e estas novas filiações podem ter repercussão nas decisões políticas de pré-candidatos a prefeito em Paranaguá.

O secretário de Estado, Ratinho Júnior, está no PSC, mas estuda a mudança para o PSD com o objetivo de garantir o apoio de parte do governo Beto Richa, uma vez que o presidente estadual do PSD é o atual chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, ele poderia ter dois partidos ao seu lado, pois manteria o controle do PSC e aumentaria seu cacife com tempo de tevê e fundo partidário como comentou o Blog Caixa Zero, na Gazeta do Povo.

E qual a relação com a cidade de Paranaguá?

Ratinho Júnior é um líder político forte no Estado do Paraná e em recentes pesquisas, sua interferência no cenário político é positiva para um candidato. Para se ter uma ideia, na última pesquisa feita com o questionamento sobre as chances de votar num candidato com apoio de Ratinho Júnior, o percentual de votos positivos passava dos 50%.

E o jornalista André Pioli é pré-candidato a prefeito pelo PSC, onde se filiou no ano passado.

Uma mudança de Ratinho Júnior pode influenciar uma nova mudança de sigla partidária por parte de Pioli? Questionado sobre isso o assunto, o pré-candidato, André Pioli, disse que vem mantendo contato com Ratinho Júnior e recebeu convite para ingressar no PSD.

“Mas preciso estudar, junto com meu grupo”, informou.

Usando da rede social facebook, nesta semana, ele comentou que o desespero havia tomado conta dos adversários. “Agora estão espalhando uma história absurda, delirante, de uma aliança com o dr. Edison, o atual prefeito”, escreveu.

Com perguntas críticas à atual administração, o pré-candidato afirma que quer ser prefeito para mudar ‘toda essa história’. E refuta qualquer aliança com o o atual prefeito.

“Já deixei o PT faz tempo, quando descobri que os ideais tinham afundado nesse mar de lama que tomou conta da política nacional. Vou defender minhas próprias ideias e pessoas de bem que vão caminhar ao meu lado”, afirmou.

PMDB

O deputado Artagão Júnior é do PMDB e esta condição foi um dos motivos apontados pelo prefeito Edison Kersten para defini-lo como o parlamentar a representar a Prefeitura de Paranaguá na Assembleia Legislativa.

Agora Artagão, juntamente com a bancada “rebelde” do PMDB, estuda a possibilidade  de debandar e seguir para o PTB ou para o PSB até o dia 18, quando acaba a janela da infidelidade. Tudo isso porquê o senador Roberto Requião tentou punir o grupo na reunião da executiva e quis levar o grupo para o conselho de ética, mas só conseguiu afastar o grupo.

Procurado pela reportagem do DC, via SMS, o prefeito Edison Kersten, declarou que deve permanecer no PMDB, “independente da saída do deputado Artagão”.

Nesta semana, o prefeito Edison usou a rede social Facebook para confirmar sua pré-candidatura à reeleição neste ano. A confirmação veio após novos boatos de que ele deixaria de disputar o cargo de chefe do Poder Executivo pelo PMDB, nas eleições em outubro deste ano. “Estamos nos esforçando bastante diante de todo o esforço que tivemos, após pegar a Prefeitura quase falida, com mais de R$ 150 milhões em dívidas”, declarou o pré-candidato.

Edison Kersten tem conversado com vários grupos políticos nos últimos meses. Cogitou-se até mudar de sigla.

“Encontramos barreiras de diversas formas, mas com diálogo, honestidade e humildade fui buscando destravar as situações que impediam que nossa cidade crescesse. Estamos tendo muito êxito e tenho certeza que estou realizando um ótimo trabalho à frente da nossa Prefeitura”, destacou o prefeito. Entre as melhorias que vem promovendo, o destaque é para investimentos em pavimentação, com instalação de mais de 20 quilômetros de asfalto a quente e previsão da mesma quantidade até o final deste ano, completando 40 quilômetros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *