Vacinação contra H1N1 começa na próxima semana

Procura por vacina em laboratórios e consultórios particulares começou há algumas semanas em Paranaguá

3.1-gripe_02Muitas famílias de Paranaguá já buscam, desde duas semanas atrás, a vacina contra a gripe H1N1. Ligando para uma das clínicas da cidade, a reportagem do DC tomou conhecimento de que havia 100 doses. Ao chegar ao local, eram menos de 20 doses disponíveis e com fila de espera.

A ligação para laboratórios particulares confirma que nenhum tem a vacina contra a gripe que já começa assustando os brasileiros neste ano de 2016. Em São Paulo, mortes já foram provocadas pela doença.

A mudança na sazonalidade da gripe, sobretudo com o aumento no número de casos registrados no Estado de São Paulo, fez com que o Governo do Paraná antecipasse o início da campanha de vacinação. A decisão foi acompanhada pelos Estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com isso, a campanha na região Sul começa em 25 de abril, cinco dias antes do que no restante do país.

Neste ano, terão direito à vacina nas unidades de saúde: idosos (+60 anos), crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, mulheres com pós-parto de até 45 dias (puérperas), doentes crônicos, profissionais de saúde, indígenas, trabalhadores e detentos do sistema prisional.

A meta é imunizar pelo menos 80% de todos os públicos-alvo da campanha, que totalizam 2,9 milhões de pessoas no Paraná. A vacina que será aplicada na rede pública é eficaz contra os três tipos de vírus da gripe mais circulantes no país, o Influenza A (H1N1), o Influenza A (H3N2) e o Influenza B.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *