Vacinação contra dengue tem baixa adesão nos primeiros dias

Vacinação em sete unidades de saúde em Paranaguá das 13h às 20h

3.1-vacinaçãoEstá febril, grávida ou em fase de amamentação? Então você não pode tomar a vacina da dengue. Seu filho tem 11 anos e está febril? Mesmo que ele esteja na faixa etária contemplada para vacinação contra dengue, ele não deve tomar neste período. O indicado é esperar a febre passar, para então, tomar a vacina.

Mas se você é gestante ou está na fase de amamentação, também não pode tomar a vacina contra a dengue. A faixa etária contemplada é dos 9 anos aos 44 anos, 11 meses e 29 dias, mas se estiver numa das condições acima, não deve tomar a vacina.

Também não devem tomar a vacina quem tem problemas de pressão alta, quem toma medicamentos que baixem a imunidade, quem tem diabetes, pacientes em diálise, quem teve derrame. Enfim, casos de doença crônicos, também reduzem a lista de pessoas que devem tomar a vacina.

Mesmo com essa lista de restrição, a estimativa de vacinação em Paranaguá é de vacinar 90 mil pessoas.

De acordo com a secretária interina da Saúde, Isabelle Antoniacomi, sete unidades estavam atendendo no Dia D, último sábado (13). Durante esta semana, o atendimento acontece nos mesmos locais das 13h às 20h, com uma exceção. É necessário levar carteira de identidade e cartão do SUS ou cartão Nacional de Vacinação. Somente as pessoas que moram em Paranaguá terão direito a tomar a vacina.

Rede Social

Na rede social Facebook, a primeira dama de Paranaguá e ex-secretária Municipal de Saúde, Dra. Terezinha Flenik Kersten, disse que a procura pela vacina contra dengue, nos primeiros dias, foi baixa.

Confira os locais de vacinação

– Unidade de Saúde da Ilha dos Valadares,

– Secretaria Municipal de Saúde, na rua Gabriel de Lara,

– Unidade de Saúde no Jardim Araçá,

– Unidade de Saúde da Serraria do Rocha,

– Unidade de Saúde da Vila Garcia,

– CRD (Centro de Referência da Dengue) e

– CMD- Centro Municipal de Diagnóstico- Hospital João Paulo, no bairro Vila Divinéia

Durante a semana, de segunda a sexta das 13 às 20 horas, exceto CRD que funcionará das 8h às 20 horas e o CMD que funcionará somente nos dias 13 e 20/08 das 08 às 17 horas.

Baixa adesão

Com relação à vacinação da dengue em Paranaguá, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), ressalta que a baixa procura pelas vacinas de fato está ocorrendo nas unidades de saúde. No sábado (13), cerca de 3000 pessoas foram vacinadas, enquanto na segunda-feira (15) e na terça-feira (16), em torno de 500 pessoas receberam as doses. O Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), disponibilizou 92 mil vacinas para os cidadãos de Paranaguá.

A Prefeitura pede para que todos os munícipes que contam com a idade entre nove anos e 44 anos, 11 meses e 29 dias, façam o cadastro por meio do site da Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) para serem vacinados. É de interesse total do município e Estado que as 92 mil doses sejam utilizadas pelos cidadãos. A vacina conta com um total de três doses: uma delas realizada neste mês de agosto, a segunda dose em fevereiro de 2017 e a terceira dose em agosto de 2017.

Válido ressaltar que a Organização Mundial de Saúde (OMS) aprova a vacina contra a dengue que está sendo aplicada em Paranaguá e no Paraná. Apesar da vacinação ser de vital importância no combate à doença, a Prefeitura pede para que os munícipes não relaxem na prevenção, eliminando todos os possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti em suas residências. Neste sentido, toda a equipe do município continua atuando constantemente na limpeza de locais públicos, destinação correta de resíduos e conscientização dos munícipes no combate a dengue e eliminação constante dos possíveis criadouros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *