Será que comprei briga com todos os candidatos?

3.0- luciane novaInforme/ Luciane Chiarelli

Análise sem paixões…..

O objetivo deste texto é fazer considerações positivas, mas também negativas sobre o primeiro programa eleitoral feito pelos candidatos. Estou falando do PRIMEIRO PROGRAMA apresentado no horário eleitoral gratuito.

São críticas construtivas que podem ser aproveitadas (ou não) pelos candidatos e suas equipes de campanha.

Faço isso porque posso opinar (com todo respeito, claro!), porque isso faz parte da minha profissão e porque, depois de algumas campanhas eleitorais – com vitória e derrota- fica mais fácil avaliar os erros e acertos das campanhas, ainda mais, quando se acompanha como mera espectadora.

Alceuzinho: pouco tempo de TV  pode prejudicar?

É possível passar mensagens em, apenas, 38 segundos? Sim! Mas será que eles serão suficientes para passar as mensagens necessárias para o eleitor?

Isso, só o tempo e as propagandas feitas para o horário eleitoral por Alceuzinho Maron vão responder. O que eu já posso adiantar, ou melhor, questionar é aquela frase “Eu sou… futuro prefeito de Paranaguá”.

Que é isso, equipe? Viraram videntes? Uma coisa é querer ser e acreditar que, com a ajuda do povo, irá conseguir. Outra é dizer que já é, sem nunca ter sido. Muita calma nessa hora. Aviso para toda a equipe de comunicação que esta não foi a melhor frase para começar o programa eleitoral gratuito.

Por outro lado….

Alceuzinho Maron tem a grande vantagem da retórica. Fala bem e mandou seu recado de forma direta. Em 30 segundos conseguiu dizer que tem a vantagem de não ter muitos grupos políticos no seu entorno, o que ajuda um prefeito a formar uma equipe mais independente e técnica (que é o que Paranaguá precisa!) E ainda já apresentou seu candidato a vice-prefeito, numa consideração vista em poucas candidaturas de uma forma mais popular e leve que foi andando por ruas de Paranaguá. Ponto pra ele!

André Pioli: tempo de sobra, mas sem propostas

O candidato a prefeito, André Pioli, é o que tem mais tempo. Seu primeiro programa, mesmo com tempo de sobra, não apresentou nenhuma proposta. Usou para mostrar que é conhecido e que é daqui. Pra mim, foi como chover no molhado, sabe?!

Também não apresentou seu candidato a vice-prefeito e seu jingle comete o mesmo erro comentado antes ao anunciar Pioli como prefeito de Paranaguá. Mais videntes?

Menos gente. Bem menos!

Confesso, também, que esperava um jingle melhor. Há mais de um ano dizendo que é candidato para ouvir uma repetição das palavras renovar e mudança?

Quanto à qualidade técnica, o vídeo é ótimo. Imagens lindas, mostrando uma Paranaguá com suas características mais bonitas. Ao mesmo tempo que isso pode sugerir algo falso daquilo que as pessoas vêem todos os dias, a qualidade da imagem não pode ser descartada.

Ricardo: currículo e a primeira proposta do horário eleitoral

O que dizer de um programa curto feito em 1 minuto e 25 segundos? É o tempo que o candidato Ricardo tem pelo Partido Progressista.

Usou o primeiro programa para mostrar parte do seu currículo, lembrando que para sentar na principal cadeira do Palácio São José, é preciso ter um mínimo de experiência. E já iniciou seu horário eleitoral com a primeira proposta, entre todos os candidatos.

Proposta ousada, diga-se de passagem. Proposta que pode fazer o tiro sair pela culatra, pois Ricardo  declarou que em seu governo não serão mais 30 secretarias, apenas 15 para cuidar de toda a cidade.

Além de não apresentar a candidata a vice-prefeita na sua chapa, a equipe mostra um vídeo em cenário fechado, muito simples e básico.

De positivo tem exatamente o que foi dito por Ricardo quanto a sua experiência. Dizendo que já foi vereador por mais de uma legislação, vice-prefeito, secretário municipal de meio ambiente e assistência social, além de presidente da Cagepar, o candidato mostra que tem experiência como fiscalizador, principal ação do legislativo e ainda que tem experiência no Executivo.

A esta experiência, para uma cidade que vem sofrendo com a lerdeza do poder público, é importante. A gente tem que admitir!

Marcelo Roque: saudosismo e parnanguarismo

Eu não sou fã do clima saudosista, mas há quem goste. E pelo jeito, há quem acredite que isso garanta votos. O candidato Marcelo Roque fez seu primeiro programa eleitoral no mesmo lugar que o pai, Mário Roque, esteve quando saiu vitorioso na última campanha, na Ponta do Ubá.

Só o tempo dirá se essa ligação ao pai pode transferir algum voto. Não acredito em transferência de votos na história política. Pouquíssimas vezes isso deu certo. Mas….

Como ponto positivo vou destacar a apresentação do candidato a vice-prefeito, mostrando que há uma troca de experiências entre as duas figuras políticas e isso sempre é bom.

Além disso, tenho que registrar que o melhor jingle pode ser ouvido no programa do Marcelo Roque. Não, não se trata daquela musiquinha sem fricote (já era), estou falando do jingle atual, daquele que tem um astral legal e mexe com uma das principais características dos parnanguaras: o linguajar.

“A gente sabe que vc (Paranaguá) merece muito mais do que se vê por aí”,…. ” Meu caneco, bote fé pra vida melhorar! ”

Sem linguajar virtual e com boa dose do sentimento que a gente tem por Paranaguá. Gostei!

Professor Jozelito mostra que o PT continua sendo uma opção

Também tem pouco tempo, mas foi o suficiente para se apresentar. Usou imagens de Paranaguá e ainda aproveitou o tempo para apresentar e dar espaço para a candidata a vice-prefeita falar.

Com as atuais condições que o Partido dos Trabalhadores enfrenta em nível nacional, acredito que o professor Jozelito vem mostrando que, independente daqueles que não fizeram bom uso da sigla, há bons nomes que querem colaborar com a comunidade. Sem mais!

Professor Jozelito mostra que o PT continua sendo uma opção

Também tem pouco tempo, mas foi o suficiente para se apresentar. Usou imagens de Paranaguá e ainda aproveitou o tempo para apresentar e dar espaço para a candidata a vice-prefeita falar.

Com as atuais condições que o Partido dos Trabalhadores enfrenta em nível nacional, acredito que o professor Jozelito vem mostrando que, independente daqueles que não fizeram bom uso da sigla, há bons nomes que querem colaborar com a comunidade. Sem mais!

Professor Hermes: campanha sem gastos

O Professor Hermes comemorou em rede social, recentemente, que o PSOL não havia gasto nenhum real até agora e já começa o mês de setembro. E isso pode ser percebido no primeiro vídeo de campanha. De maneira simples, ele e seu candidato a vice, destacam a educação como pilar principal da campanha.

Falaram muito rápido, e como detalhe negativo, além da má qualidade de vídeo, alerto para as palavras do candidato a vice que não “batem” com as legendas do vídeo. Tem uma dicção a melhorar. Porém, é importante ressaltar, justamente, essa questão das legendas como positivo, pois facilita para os surdos, por exemplo.

Gerson Bagé enfatiza porto municipalizado

Por causa dos desencontros nos horários, não assisti os horários eleitorais. Aproveito o facebook ou whatsapp para assistir aos programas e assim, consegui fazer esta análise. O primeiro programa do candidato Gerson Bagé não foi disponibilizado, por isso, fica para outra oportunidade, embora possa adiantar que a questão do porto municipalizado seja uma das suas bandeiras.

É o que temos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *