Prefeitura de Paranaguá na “contramão” dos cofres públicos: dinheiro em caixa

CME interditado e depredado, Estação Ferroviária destruída, escolas invadidas e vandalizadas, praças sem parques infantis, unidades de saúde fechadas são alguns dos problemas que a nova gestão terá que enfrentar.

21977A primeira reunião entre os grupos de transição do atual governo e da próxima gestão foi realizada ontem (17) com a presença do prefeito Edison Kersten que confirmou que deve deixar entre 120 a 130 milhões de reais em caixa. A situação da Prefeitura de Paranaguá vai na contramão do que ocorre com a maioria dos municípios brasileiros que estão com as finanças quebradas.

Mas isso não quer dizer que não há sérios problemas que necessitarão de grandes investimentos. O Centro Municipal de Especialidades (CME), além de interditado e sem uso, vem sendo depredado. A Estação Ferroviária está destruída, escolas estão sendo invadidas e vandalizadas, parques no centro e nos bairros não têm mais nenhum parque infantil, além de unidades de saúde fechadas, falta de médicos nas unidades que funcionam e a falta de uma agência de publicidade para manter o diálogo entre o poder público e a Prefeitura, além de atuar com ações de conscientização quanto a questões como limpeza, saúde, dengue, trânsito, entre outras situações.

É claro que, para o prefeito eleito Marcelo Roque, receber a prefeitura com dinheiro em caixa “é uma boa notícia”.

Funcionalismo

O pagamento do funcionalismo vem sendo um problema para a maioria dos prefeitos do Brasil. Nas últimas gestões, os servidores municipais de Paranaguá só tiveram seus pagamentos do 13º salário, por exemplo, pagos no início da próxima gestão.

De acordo com o prefeito Edison, os gastos com pagamento dos funcionários vem sendo cautelosos para não extrapolar o limite prudencial. Porém, o prefeito eleito sabe que terá que enfrentar um sério problema envolvendo o funcionalismo. Trata-se de pagamento de horas extras e produtividade cortados ao longo dos últimos meses pela atual administração.

Também participaram da reunião o vice-prefeito eleito, Arnaldo Maranhão, e os indicados do futuro governo para compor a equipe de transição, o advogado Marcelo Paes, Paulo Henrique Oliveira e o ex-secretário municipal de Administração João Mendes. Representando o atual governo estavam o prefeito Edison Kersten, a secretária municipal de Governo, Luciana dos Santos Costa, o procurador municipal Raul Lück e o superintendente da Secretaria Municipal da Fazenda, Silviani da Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *