Professor de jornalismo faz análise da derrota de André Pioli

Jornalista local diz que encerra sua caminhada na política

O professor também já trabalhou como chefe de reportagem na Band Curitiba, diretor de jornalismo na Rede CNT, Massa TV e como repórter no Estadão, além de trabalhar como professor na Uninter, Facinter, PUC-Pr e na Universidade Tecnológico de Puebla.

O professor também já trabalhou como chefe de reportagem na Band Curitiba, diretor de jornalismo na Rede CNT, Massa TV e como repórter no Estadão, além de trabalhar como professor na Uninter, Facinter, PUC-Pr e na Universidade Tecnológico de Puebla.

O primeiro chefe de redação da TVCi (na época TV Serra do Mar), jornalista e professor de cursos de jornalismo de diferentes universidades, Valdir Cruz, usou do seu perfil na rede social Facebook para afirmar que “um erro estratégico pôs tudo a perder”.

“O jornalista André Pioli tinha tudo para vencer a eleição de prefeito em Paranaguá. Contratou bons profissionais. Fechou um plano de governo coerente e de acordo com as expectativas da população. Começou a campanha percorrendo os bairros e ouvindo os moradores da periferia. Onde ia, era bem recebido. Além de uma mensagem moderna, bem estruturada, Pioli se apresentou como a grande novidade da eleição. Logo, as pesquisas o colocaram como franco favorito na disputa”, escreveu Valdir Cruz, professor de muitos jornalistas que atuam em Paranaguá.

Para o professor Valdir, “foi aí que se deu o erro. Os marqueteiros, até então brilhantes, aconselharam-no a não participar de debates e nem de confrontos diretos com o principal adversário “para não perder fatias do terreno conquistado”. Sem adversário forte nos debates, Marcelo Roque, o oponente direto de Pioli, nadou de braçada. Vendeu seu peixe e desqualificou o rival mais importante”, opinou.

E continuou analisando lembrando que “para completar, as redes sociais e os aliados de Roque na internet trataram de colar em Pioli a pecha de “fujão e medroso”. E pegou…
Assim, os conselheiros do candidato que o orientaram a não ir aos confrontos, erraram. E feio. Resumo: para não perder uma batalha, a dos debates, Pioli acabou perdendo a guerra”, sentenciou o professor que também já trabalhou como chefe de reportagem na Band Curitiba, diretor de jornalismo na Rede CNT, Massa TV e como repórter no Estadão, além de trabalhar como professor na Uninter, Facinter, PUC-Pr e na Universidade Tecnológico de Puebla.

A falta nos debates e sabatinas foi um dos principais problemas enfrentados pelo jornalista e candidato a prefeito de Paranaguá, André Pioli

A falta nos debates e sabatinas foi um dos principais problemas enfrentados pelo jornalista e candidato a prefeito de Paranaguá, André Pioli

Decisão

“Encerro aqui a minha caminhada na política”, disse André Pioli após resultado da eleição. A declaração pegou muita gente de surpresa e muitos internautas aproveitaram a postagem para opinar sobre a decisão do jornalista.

Líder nas pesquisas realizadas antes do período eleitoral e pelas pesquisas que foram divulgadas logo no início da campanha, o jornalista André Pioli estava confiante em sua vitória nas eleições deste ano. Aliás, como ele, qualquer outro candidato também estaria.

Mas, como em outras campanhas, o resultado inicial, nem sempre se concretiza no final. Foi o que aconteceu neste ano. Os eleitores deram 25.446 votos, o que representou 34,57% para André Pioli. Não foi o suficiente para ganhar a eleição.

No dia seguinte, na rede social Facebook, o jornalista e empresário agradeceu as pessoas que votaram nele. “Lutei muito pelo sonho de construir uma Paranaguá melhor. Infelizmente não consegui. Saio de cabeça erguida dessa batalha. Encerro aqui a minha caminhada na política”, afirmou Pioli.

A postagem recebeu reações de muitos correligionários e eleitores. Ciro Figueira, por exemplo, incentivou o jornalista a esfriar a cabeça e ter fé em Deus. “Tudo na vida, embora dura, nos serve de lição para aprendizado. Acredite, eu também aprendi a não confiar tanto no povo que infelizmente boa parte são compráveis. Agora já passou não adianta apontar culpados pois não reverterá a coisa. Esfrie a cabeça e tenha fé em Deus”, incentivou.

Alexandre Josiane disse que “ainda é cedo para parar, tudo tem seu tempo e ele ainda vai chegar”, escreveu. Claudiane Andrade incentivou o jornalista a não desistir.

Para Ricardo Lima, o resultado da eleição para André Pioli foi “uma linha equivocada que a coordenação de campanha tomou”. Também foi apontado que a coligação com muitos partidos e a parcialidade de alguns veículos de comunicação também não ajudaram. “Mas creio que você tem um futuro promissor, é só corrigir esses erros de percurso”, reforçou um internauta.

O resultado das eleições em 2 de outubro foi de 32.399 para Marcelo Roque, o que representou 44,02% dos votos válidos e 25.446 para André Pioli, o equivalente e 34,57% dos votos válidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *